Valor Econômico, v. 20, n. 4963, 19/03/2020. Brasil, p. A4

Fechamento de fronteira pode ser ampliado, diz Moro

Edna Simão
Fabio Murakawa
Mariana Ribeiro
Lu Aiko Otta
Matheus Schuch
Isadora Peron
Juliano Basile 


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou ontem que o Brasil estuda fechar as fronteiras com mais países para conter o avanço da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus. A medida já foi tomada em relação à Venezuela.

Ele contou que o presidente Jair Bolsonaro participou de uma reunião, por videoconferência, com presidentes de países do Mercosul para avaliar como colocar em prática essa nova ação. Além do Brasil, fazem parte do grupo Argentina, Paraguai e Uruguai.

“Hoje [ontem] teve uma reunião presidida pelo presidente da República, com os presidentes do Mercosul, nos quais esse tema foi tratado, e está em avaliação dentro do governo federal a possibilidade do fechamento temporário, exclusivamente por medidas sanitárias, da fronteira do Brasil com outros países, nos termos semelhantes a essa medida feita em relação à Venezuela, claro que talvez com circunstância diversas” disse Moro, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto para detalhar medidas de combate ao coronavírus.

Ontem à noite, uma fonte próxima ao ministro afirmou que essa medida continuava “em avaliação”.

Em relação à Venezuela, a portaria editada ontem estabelece a proibição da entrada no país, “por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros oriundos da República Bolivariana da Venezuela”. A restrição atendeu a uma recomendação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que há um grande fluxo de imigrantes do país vizinho, especialmente em Roraima.

De acordo com Moro, o fechamento da fronteira com a Venezuela ocorreu devido ao “colapso do sistema de saúde pública daquele país”.

Nos últimos dias, diversos países da América Latina já tomaram essa medida. A Argentina decretou o fechamento de todas as fronteiras do país por 15 dias e só vai autorizar a entrada de argentinos ou estrangeiros residentes. Já o Uruguai optou pelo fechamento das fronteiras terrestres com o Brasil, nas cidades do Rio Grande do Sul. Ontem, foi a vez de o Paraguai decidir por fechar por 15 dias a Ponte da Amizade, que fica na divisa do país com o Brasil entre as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Leste.