Título: Com passaporte, Brahma foge de briga
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 25/05/2005, Economia & negócios, p. A22

Cervejaria deixa para trás disputas com rivais e lança campanha baseada na experiência internacional

Os dias polêmicos de Zeca Pagodinho à frente dos comerciais da Brahma ficaram para trás. Trata-se da nova fase de comunicação da segunda cerveja mais consumida no Brasil, com quase 20% de participação no mercado, que estréia hoje. O objetivo da estratégia é mostrar aos brasileiros o sucesso da marca centenária em países como Rússia, Estados Unidos, Ucrânia, França, Bélgica, Holanda e Suécia - que chegou a esses mercados depois da aquisição da Ambev, dona ainda das marcas Skol e Antarctica, pela belga Interbrew.

Também está programado para chegar ao mercado nacional uma edição especial de 50 milhões de latas da cerveja, em seis versões, com a inscrição Agora, para o mundo, em inglês, francês, russo, holandês e sueco. O mote vem em forma de globo terrestre.

- A idéia é mostrar aos brasileiros o sucesso que a marca está fazendo no exterior. Na Rússia, por exemplo, as vendas, que começaram em abril, já estão duas vezes maiores que nossas expectativas iniciais. O filme comemora essas conquistas e mostra que a Brahma tem levado para diversos países as características de nosso povo, os valores brasileiros - garante Paula Lindenberg, diretora de marketing da Brahma.

O investimento, no entanto, é alto. De acordo com levantamento feito por um publicitário a pedido do JB, a verba para a divulgação da internacionalização da Brahma no Brasil ultrapassa a quantia de R$ 6 milhões. Os comerciais, que ficarão no ar durante o próximo mês, ainda contam com spots no rádio, além de mídia exterior e material para pontos de venda.

Nos comerciais, em formato de videoclipe, produzidos pela agência de publicidade Africa, o filme mostra o caminhão da Brahma passando por diversos países e a marca contagiando o público local com os valores brasileiros. Ao fundo, o novo jingle(música) diz: ''É a Brahma crescendo com o Brasil, o sabor que o mundo descobriu. É a Brahma levando pra lá a magia e a ginga de cá''.

- A marca Brahma está posicionada no segmento premium no exterior. Estamos distribuindo o produtos nos principais bares e supermercados do exterior. Na Ucrânia, a festa de lançamento contou com mais de 500 mil pessoas - ressalta Paula, lembrando que a cerveja é também a segunda marca mais consumida em países da América Latina como Equador, Argentina, Venezuela, Nicarágua e El Savador.

Mais novidades estão programadas para o 2ª semestre, como a participação da modelo Gisele Bündchen como nova garota-propaganda da Brahma. Ela só não foi ao ar ainda devido a idade, já que só completa 25 anos em 20 de julho, idade mínima para participar de campanhas de bebidas alcóolicas, de acordo com o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar).

- Não estamos presos a uma linha de comunicação. Variamos a mensagem publicitária - disse Paula, sobre a ausência de Zeca e o suspense sobre a participação da modelo.