O Estado de S. Paulo, n. 46955, 09/05/2022. Política, p. A8

Estadão Verifica: Ataque à Lei Rouanet falseia frases de Djavan



O cantor e compositor Djavan teve declarações distorcidas por uma postagem enganosa que viralizou recentemente na internet. A publicação usa trechos de duas entrevistas concedidas pelo artista no fim de 2018, segundo verificação feita pelo projeto Comprova, coalização da qual faz parte o Estadão Verifica.

Em uma das declarações, Djavan se refere à Lei Rouanet. Ele afirma que nunca captou recursos por meio da lei e diz acreditar que, particularmente, não deveria usar um dinheiro que poderia ser mais bem aproveitado. A postagem reproduz a declaração fielmente, porém omite a sequência em que Djavan afirma ser a favor da existência da Lei Rouanet, para benefício de outros artistas.

O post ainda sugere que o artista apoia o presidente Jair Bolsonaro ao reproduzir, na mesma imagem montada com a foto de Djavan, outra suposta declaração: "Estou muito esperançoso com o governo Bolsonaro. O Brasil vai dar certo". A frase foi manipulada com a inserção das palavras "governo Bolsonaro", que não fizeram parte da fala do cantor. Por conta das postagens, o artista veio a público duas vezes para desmenti-las.

Djavan lançou seu mais recente disco, Vesúvio, em novembro de 2018, cerca de um mês após a eleição de Bolsonaro para a Presidência da República.

Já que uma música do álbum, Solitude, tratava de temas sociais, e como as eleições ainda eram recentes, Djavan foi instado a falar sobre política em entrevistas. Uma delas teve trecho postado no Youtube. Nessas mesmas datas, o trecho foi repercutido em portais na internet, com afirmações de que Djavan se referia a Jair Bolsonaro ao declarar: "Eu tenho uma esperança de que o Brasil vai dar certo, em algum momento. Tudo o que está começando a acontecer agora aponta para um futuro melhor. A gente não pode garantir, porque o governo ainda não está atuando, está apenas se formando, mas eu estou esperançoso".

"Em 2018, tentaram me associar a esse governo por eu ter dito em entrevista que tinha esperança no futuro do Brasil", escreveu Djavan, em junho de 2021. "Tenho décadas de vida pública e uma longa carreira, e quem me conhece sabe dos meus posicionamentos sobre política, problemas sociais, culturais, raciais, homofobia, xenofobia etc. Por isso, é impossível haver qualquer compatibilidade entre mim e um governo errático, que tem atuado na contramão da ciência e que, sempre que pode, demonstra seu desprezo pela democracia." 

Distorção

Autor de postagem deturpou declaração do cantor para sugerir ‘esperança’ com Bolsonaro