Correio Braziliense, n. 21388, 07/10/2021. Política, p. 2

Lula reúne caciques do MDB

Jorge Vasconcellos


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, ontem, na casa do ex-senador Eunício Oliveira, no Lago Sul, um grupo de políticos do MDB com vistas a se reaproximar de setores do partido, de olho na corrida presidencial de 2022. Entre os cardeais do partido estiveram presentes os senadores Edison Lobão (MDB-MA), Vital do Rêgo (MDB-PB) e Paulo Rocha (PT-PA), além do ex-senador Lobão Filho. O governador Ibaneis Rocha e o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apesar de convidados, não compareceram.

Lula está em Brasília desde a última segunda-feira empenhado numa série de conversas com representantes de legendas de centro a fim de atraí-las para sua candidatura e esvaziar a possibilidade de serem atraídas por um nome de terceira via ou até mesmo pelo presidente Jair Bolsonaro. Na saída da casa de Eunício, o deputado José Guimarães (PT-CE) disse que o jantar “foi um encontro entre velhos amigos que conversaram sobre a conjuntura atual do país”. Segundo ele, “foi tudo muito tranquilo, não teve nenhuma discussão específica sobre alianças”. O parlamentar disse que é importante conversar com o MDB.

“É um partido que tem lideranças importantes, que tem relação conosco. Esteve presente o líder do MDB na Câmara, o Isnaldo Bulhões (AL), com quem nós temos uma relação, da mesma forma que temos uma ótima relação com o Eunício”, disse Guimarães, assegurando que não se falou em eleições no evento. Esta é a terceira vez que o ex-presidente vem a Brasília desde que saiu da prisão. Em todas as ocasiões, o ex-presidente conversou com políticos de diferentes partidos, com correligionários e fez articulação política. Nesta semana, ele encontrou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e se reuniu com a bancada do PT no Congresso. Para hoje, a princípio está agendada a visita dele a uma associação de catadores, na Estrutural.

Leia mais: https://www.cbdigital.com.br/correiobraziliense/07/10/2021/p2