Título: Mais de 1 milhão fica sem água
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2005, Brasília, p. D1

Manutenção de bomba coletora da barragem do Rio Descoberto interromperá o fornecimento para dez cidades

Cerca de 1,8 milhão de moradores de dez cidades do DF ficará sem água, até às 22h de hoje. O fornecimento será interrompido, às 4h, para que técnicos da Caesb façam a manutenção de uma das bombas coletoras da barragem do Rio Descoberto, em Águas Lindas (GO). O reservatório é responsável pelo fornecimento de água a 65% das residências do DF. Segundo a Caesb, a interrupção no fornecimento para as dez cidades (veja quadro) deve-se à necessidade de se desligar todo o sistema de distribuição da barragem, para a troca de uma válvula em um dos motores responsáveis pelo bombeamento da barragem. O equipamento abastece a Estação de Tratamento de Água de Ceilândia, de onde vem a água consumida nas dez cidades.

Os efeitos no corte do abastecimento, porém, só começarão a ser sentidos depois que o consumo da região esgotar o reservatório de Taguatinga, que terá 25 milhões de litros de água para atenuar o incômodo. A Caesb estima que as reservas de água devem se esgotar por volta do meio dia, mesmo horário em que prevê o término da manutenção dos equipamentos.

Embora o conserto seja concluído até o início da tarde, a Caesb explica que o abastecimento só será totalmente retomado por volta das 22h. Isso porque o sistema de distribuição precisa recuperar a pressão para que a água chegue aos pontos mais distantes. Assim, cidades como o Gama e Santa Maria, por exemplo, terão água mais tarde que Taguatinga e Ceilândia, cidades mais próximas da Estação de Tratamento de Água Potável de Ceilândia.