Correio Braziliense, n. 21197, 07/06/2021. Cidades, p. 16

Começa vacinação para 59 anos
Samara Schwingel
Edis Henrique â€‹Peres
07/06/2021



Moradores do Distrito Federal que agendaram atendimento começam a receber as doses do imunizante contra a covid-19 a partir das 8h de hoje. Com chegada de novas doses, Secretaria de Saúde espera ampliar a campanha para pessoas com 58 anos nesta semana

A partir das 8h de hoje, o primeiro grupo da população geral começa a ser vacinado contra a covid-19 no Distrito Federal. Pessoas com 59 anos puderam agendar o atendimento desde sexta-feira e tinham 18 mil vagas à disposição. O prazo para agendamento dessa parcela da população termina hoje e quem não se programou deverá aguardar a próxima abertura de vagas. O Executivo local espera conseguir avançar e ampliar a campanha para pessoas com 58 anos ainda nesta semana.

O Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do DF planeja diminuir as faixas etárias contempladas pela campanha a cada semana. Interlocutores da Secretaria de Saúde (SES-DF) afirmam que essa expectativa considera a nova política de atendimento adotada pelo governo que estabelece um prazo de cinco dias para as pessoas que, por algum motivo, não comparecerem na data marcada, sejam vacinadas. Quem não procurar atendimento neste intervalo de dias perde o agendamento e a dose reservada — que será remanejada para novos grupos.

Caso a previsão seja mantida e ocorra sem alterações, o DF levaria 41 semanas para alcançar as pessoas com 18 anos. O infectologista Hemerson Luz avalia que este tempo é muito longo, mas espera que o planejamento seja antecipado. "Isso é um planejamento, nada impede que seja antecipado ou atrasado. Mas deve ser afetado positivamente com a maior produção de vacinas e a autorização de novos fabricantes para enviarem doses ao Brasil", considera.

Além das pessoas com 59 anos, os portadores de comorbidades a partir de 18 anos e os deficientes não cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem agendar a vacinação. Basta acessar o site vacina.saude.df.gov.br e selecionar o local, a data e o horário preferido entre os disponíveis. Hoje, terá continuidade o atendimento dos aeroportuários. Cerca de 500 profissionais serão imunizados na Unidade Básica de Saúde 2 do Guará.

Até o momento, o DF recebeu mais de 1,3 milhão de doses de imunizantes e aplicou 685,9 mil como primeira dose e 328 mil como reforço. Ontem, foram 2.630 e 47 aplicações de cada, respectivamente. O Ministério da Saúde sinalizou à Secretaria de Saúde que há a previsão de que a capital federal receba mais imunizantes nesta quarta-feira, mas não antecipou o quantitativo nem como as doses deverão ser direcionadas.

Fim de semana

Durante o fim de semana, a campanha de vacinação ocorreu em seis pontos da cidade. Ontem, o drive-thru do Mané Garrincha recebeu cerca de 400 pessoas. A informação é de Vânia Virtebo, coordenadora da aplicação de doses da unidade. O local, durante a semana, é destinado para a vacinação contra a gripe e, aos fins de semana, aos imunizantes contra a covid-19. Silvana Santos Carneiro, 53 anos, dona de casa e moradora de Cruzeiro Velho, foi uma das pacientes que se vacinou devido a comorbidades. "Vi muita gente querendo escolher como ia ser vacinado, mas não vou rejeitar nenhuma dose, a que vier para o meu braço é muito bem-vinda", declarou a dona de casa.

Jeilson Costa, 45, morador do Itapoã e motorista de ônibus, se vacinou, mas lamentou a morte de colegas de profissão pela doença. "Até que enfim os rodoviários foram incluídos, pois estávamos muito expostos esse tempo todo. Tomei todas as medidadas de prevenção. Graças à proteção divina, não cheguei a pegar a doença, mas vários colegas que trabalhavam comigo tiveram covid-19 e alguns não resistiram", lamentou.

Confira a lista de todos os locais de vacinação no site do Correio.

Tira-dúvidas

A vacina contra a covid-19 é segura?

Sim. As vacinas adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cumpriram todas as fases, seguiram critérios científicos rígidos e o uso emergencial delas recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sou alérgico a alguns componentes químicos. Posso tomar a vacina?

Todas as vacinas disponíveis para aplicação no Brasil têm na bula as contraindicações. Condições de possíveis hipersensibilidade são indicadas nas vacinas, assim como nos medicamentos. Cada pessoa deve saber se tem alguma e informá-las à equipe de saúde antes da aplicação.

Senti mal-estar após tomar a vacina. Devo procurar atendimento médico?

Incômodos no local da aplicação e mal-estar como dores de cabeça ou febre são alguns dos sintomas registrados em pacientes nas primeiras 24 horas após a dose. Indisposições mais graves e constantes devem ser comunicadas à equipe do posto de atendimento, para que o Ministério da Saúde seja informado e acione o laboratório de fabricação.

Errei um dado no cadastramento. Como corrigir?

Pessoas que erraram alguma informação na hora de fazer o cadastro podem corrigi-las pelo site vacina.saude.df.gov.br. Uma tela de correção está disponível para alterações no cadastro. É preciso ter em mãos os números do CPF e do código de cadastramento. A mudança só vale para quem ainda não marcou a data de receber a vacina.

Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e Ministério da Saúde