Título: Defasagem no PIB
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/12/2011, Economia, p. 17

O boletim "Economia Brasileira em Perspectiva", divulgado ontem pelo Ministério da Fazenda, manteve dados defasados sobre as projeções de crescimento econômico para este, de 3,8%, apesar de o ministro Guido Mantega já ter refeito os cálculos, com base nos resultados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de clara estagnação no terceiro trimestre. Mantega admitiu que a expansão da atividade deverá ficar em 3,2% este ano. Para 2012, a estimativa constante no documento é de um salto de 5% para o PIB, algo considerado irreal pelo mercado.

Tanto que, com o cenário de desaquecimento, houve uma onda de revisão de perspectivas para o crescimento econômico entre os especialistas. "Reduzimos nossas projeções para o crescimento do PIB deste ano de 3% para 2,8%, mesmo considerando um cenário relativamente otimista para o quarto trimestre", avaliou Maristella Ansanelli, economista-chefe do Banco Fibra. Em relação a 2012, ela crê que o governo se empenhará para um avanço acima de 3%. "A produção industrial caiu 0,6%, em outubro e esperamos variação ao redor de zero para novembro, o que não permite muito otimismo com o crescimento do PIB no quarto trimestre", reforçou.

O boletim, cuja análise engloba os meses de agosto a outubro, afirma que a demanda doméstica será o motor da expansão econômica e representará 5,6% do PIB, em 2012. Neste ano, a previsão foi reduzida de 6,6% para 4,7%. No ano que vem, o investimento crescerá mais que o consumo das famílias.