O GDF transferiu mais de R$ 1,3 bilhão de obras e serviços para quitar os débitos com funcionários até o fim do ano. Entre ativos, inativos e pensionistas, há professores, profissionais da saúde e técnicos de diversos setores com os vencimentos atrasados...

 

O prazo estipulado pelo governo para pagar os servidores públicos do Distrito Federal acaba em três dias. De acordo com a Secretaria de Administração Pública, de um conjunto de 92 órgãos, funcionários de 19 estão com os vencimentos atrasados. A pasta alega que há dinheiro em caixa, mas reconhece que ainda existe um problema a ser solucionado: a questão orçamentária. Como o Correio mostrou na edição de ontem, o governador Agnelo Queiroz cancelou uma série de empenhos (obras e serviços) previstos no orçamento para quitar as dívidas com os trabalhadores.

 

De acordo com informações do Sistema de Acompanhamento da Execução Orçamentária, entre novembro e dezembro, foram transferidos mais de R$ 1,3 bilhão para resolver os problemas da folha de pagamento. O dinheiro estava previsto para projetos de diferentes áreas, como saúde, educação, urbanismo e habitação, mas, como não seriam executados a tempo, puderam ser cancelados, e o valor, remanejado. A mudança deve ser autorizada pelo secretário de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal e pelo secretário de Fazenda; e a solicitação, apresentada ao secretariado até as 12h de 29 de dezembro.

 

O Correio teve acesso à lista de órgãos que seguem com as folhas de pagamento em aberto. Da administração indireta, estão o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Na administração direta, faltam as administrações regionais de Sobradinho, Brasília, Ceilândia, Guará, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Lago Norte, além da Procuradoria-Geral do DF e das secretarias de Turismo, de Meio Ambiente, de Governo e de Agricultura.

 

Apesar de o governo ter sinalizado o início dos pagamentos, nas áreas de saúde e educação, ao que tudo indica, a situação é um pouco mais grave. “Uma parcela pequena desses servidores que fazem aniversário em dezembro ainda não recebeu o 13º. Mas estamos trabalhando para resolver isso. Nesse caso, o problema é tanto orçamentário como financeiro”, admitiu o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda. No entanto, ele garantiu que o decreto do governador solucionará essa questão até 30 de dezembro. “Vamos fazer os últimos depósitos na segunda-feira e na terça-feira próximas”, finalizou.

 

O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) teme que o problema não seja resolvido até o fim do ano. Por isso, entrou na Justiça e pretende começar com a equipe de transição do governador eleito, Rodrigo Rollemberg. 

 

Folhas de pagamento em aberto

 

» Instituto Brasília Ambiental (Ibram)

» Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater)

» Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap)

» Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

» Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

» Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

» Administração Regional de Sobradinho

» Administração Regional de Brasília

» Administração Regional de Ceilândia

» Administração Regional do Guará

» Administração Regional de Santa Maria

» Administração Regional do Recanto das Emas

» Administração Regional de Riacho Fundo

» Administração Regional do Lago Norte

» Procuradoria-Geral do DF 

» Secretaria de Turismo

» Secretaria de Meio Ambiente

» Secretaria de Governo

» Secretaria de Agricultura