Título: Distritais reagem a críticas
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 30/06/2011, Política no DF, p. 30

Os deputados distritais da atual legislatura reagiram ontem contra os comentários do ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil John Danilovich que qualificou a Câmara Legislativa como um "refúgio para canalhas". A manifestação consta de telegrama elaborado em agosto de 2004 pelo diplomata, dirigido às autoridades norte-americanas, sobre o episódio da cassação do mandato do então deputado Carlos Xavier (PMDB), denunciado pelo Ministério Público do DF como o mandante da morte de um jovem de 16 anos, suposto amante de sua ex-mulher. O presidente da Câmara, Patrício (PT), pediu uma avaliação jurídica da Procuradoria da Casa para tomar medidas legais contra o ex-embaixador. Depois, voltou atrás.

Além da imunidade diplomática que impede uma atuação jurídica no caso, Patrício considerou a opinião de Danilovich uma posição isolada relacionada ao passado. "Foi um comentário infeliz que não expressa a visão da nação norte-americana", acredita. O deputado disse que manteve contato ontem com a Embaixada dos Estados Unidos e combinou uma visita para desfazer qualquer mal-estar provocado pelas declarações de Danilovich.

O diplomata americano serviu em Brasília entre 2004 e 2005

O líder do PT na Câmara Legislativa, Chico Vigilante, foi à tribuna para um pronunciamento contra o ex-embaixador que esteve no Brasil entre 2004 e 2005 designado pelo então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. "A Câmara tem a obrigação de se reportar ao Itamaraty para que cobre uma retratação do governo americano. Quando houve aquele episódio da estagiária com o presidente Bill Clinton, ninguém disse que a Casa Branca era um refúgio de estupradores", atacou o petista.

Os deputados Celina Leão (PMN) e Washington Mesquita (PSDB) também fizeram uso da palavra para manifestar insatisfação a respeito dos comentários feitos pelo ex-embaixador norte-americano. O tucano pediu à Mesa Diretora da Casa para que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil se retrate.

O telegrama sigiloso foi divulgado na terça-feira pelo site Pública, que iniciou nesta semana uma parceria com o editor do WikiLeaks, Julian Assange, para publicação de documentos de embaixadas americanas relacionados ao Brasil. Danilovich serviu em Brasília entre 2004 e 2005.

Venda de terras No telegrama ao governo americano, o então embaixador faz uma lista de políticos suspeitos de envolvimento em crimes. O deputado distrital Benício Tavares (PMDB), então presidente da Casa, foi um dos citados pela condenação por desvios de recursos da Associação dos Deficientes Físicos de Brasília. O peemedebista ainda não havia sido envolvido no escândalo de prostituição de menores durante pescaria na Amazônia, tampouco na Pandora.

O diplomata detalha também a suposta participação do ex-deputado Júnior Brunelli ¿ que renunciou ao mandato no ano passado depois de ter sido filmado protagonizando a oração da propina e recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa. Sobre Brunelli, o embaixador descreve, entre outras coisas, o suposto envolvimento dele em promessas de "venda de pedaços de terra no céu", como forma de ludibriar fiéis.

Formalmente acusado de homicídio qualificado, em maio de 2004, Xavier ainda não foi levado a julgamento. O ex-deputado distrital do PMDB tem se valido de recursos judiciais para protelar uma sentença no Tribunal do Júri de Samambaia, onde será submetido a um corpo de jurados e poderá ser condenado à prisão.

Opinião do internauta

Leitores comentaram no site a reportagem sobre as críticas do ex-embaixador americano. Veja algumas opiniões:

Rodrigo Ladislau Batista "Não acho elegante esses comentários vindos de uma autoridade americana servindo no Brasil, mas ele resumiu o sentimento geral da população do DF. E isso em anos anteriores. Imagina o que deve ter saído pelos tempos atuais em telegramas para o Departamento de Estado Americano."

Francinaldo Carvalho "Os americanos sempre querem se meter onde não são chamados."

Carlos Pena "Corretíssima e atual a colocação do ex-embaixador, infelizmente."

Carlos Nascimento "Precisa de um americano pra falar o que já sabemos a muito tempo..."

Marcos Antonio "Ele disse tudo o que o povo do Brasil sabe muito bem!!"

Renato Brasilia "Primeira vez que eu concordo com tudo que um americano diz!"

Luiz Campos "Fazer o que: o embaixador tão somente disse a verdade!"