Título: Saraiva completa 90 anos como uma das maiores
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Mídia & Marketing, p. A13

Uma das principais editoras e redes de livrarias do País, a Saraiva completa 90 anos no próxima segunda-feira, dia 13. A marca, um dos ícones do setor livreiro nacional, foi fundada em 1914 por Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, que a estampou na fachada daquela que se tornaria a mais conceituada livraria jurídica de São Paulo: a "Acadêmica", no largo do Ouvidor, ao lado da Faculdade de Direito do largo de São Francisco.

Hoje, a rede Saraiva tem 30 livrarias pelo País - várias delas, mega stores, além da "saraiva.com.br", uma das maiores operações online do varejo no Brasil. É a maior editora brasileira na área jurídica e a terceira no ranking de livros didáticos - segmento que mais publica no País. A empresa, de capital aberto, tem 2.400 funcionários. E o conteúdo de suas produções é dedicado sobretudo à educação, formação e aperfeiçoamento profissional.

Além da força em livros jurídicos, didáticos e paradidáticos, a editora também edita livros nas áreas de administração, economia, contabilidade e de interesse geral. Possui mais de 2.500 títulos em catálogo. E além da marca Saraiva, o grupo reúne os selos Atual e Formato, produtos jurídicos em canal eletrônico e o portal de conteúdo e serviços na internet.

A empresa foi pioneira no Brasil no conceito de megalojas para livraria, em 1996, quando inaugurou estabelecimento no Shopping Eldorado, na Zona Oeste de São Paulo, onde juntou num mesmo ambiente entretenimento, lazer e cultura. "Com uma equipe altamente profissionalizada, motivada, pronta a assumir desafios, capacitada a adaptar-se às constantes mudanças e fatos novos da vida moderna, a Saraiva consolidou fortemente sua marca ao longo destes 90 anos", diz José Luiz Próspero, diretor superintendente da Editora Saraiva.