Título: Brasil tem número recorde de medalhas de ouro
Autor: Agências
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/08/2004, Internacional, p. A-15

O Brasil terminou sua participação nos Jogos Olímpicos de Atenas na 18 posição, com quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. É a melhor participação do País levando-se em conta o número de medalhas de ouro - o recorde anterior havia sido registrado em 1996, em Atenas, com três ouros. Em Sidney, no ano 2000, o País não havia conquistado nenhum ouro, embora o número de medalhas tenha sido superior ao de Atenas - doze, no total. O maior número de medalhas do Brasil foi conseguido em Atlanta, com 15 no total.

No último dia de competições, o Brasil conquistou uma medalha de ouro, com o vôlei masculino, que venceu a Itália por três sets a um, e uma de bronze, com o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Bronze que poderia até ter sido ouro - Cordeiro liderava a prova quando foi agarrado e jogado para fora do asfalto por um fanático religioso irlandês. O corredor acabou sendo ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini, que venceu a prova em 2h10¿55", e pelo americano Mebrathon Keflezighi, que chegou 34 segundos depois. Cordeiro, porém, se recuperou e acabou chegando em terceiro, com 2h12¿11". Apesar dos protestos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o resultado final foi mantido. Mas Cordeiro recebeu, além do bronze, a medalha Barão Pierre de Coubertin, por seu espírito olímpico.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que os resultados do Brasil nos Jogos ficaram dentro do esperado. "De forma geral, os resultados vieram como eu imaginava", disse. "Tivemos uma melhoria qualitativa." Mas, segundo ele, muitas modalidades passaram do ponto ou não chegaram a ele. Para mudar o quadro, o comitê deve aumentar a ingerência nas federações. "Nenhum projeto será posto em andamento sem antes haver uma reunião do departamento técnico e financeiro do COB, com minha participação, e os presidentes e diretores técnicos de cada confederação", disse.