Título: Anfavea refaz capacidade de produção
Autor: Olmos , Marli
Fonte: Valor Econômico, 08/01/2008, Empresas, p. B7

Nada preocupa mais a indústria automobilística hoje do que saber se as fábricas brasileiras de veículos estão aptas a acompanhar o crescimento da demanda. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores prepara um mapa que até o final de março indicará a real capacidade de produção.

A indicação anterior, realizada em 2005, mostrou que as linhas de montagem no Brasil estavam aptas a fazer 3,5 milhões de veículos por ano. Até então, o excesso de ociosidade era o que mais incomodava os executivos do setor. Hoje, ao contrário, se a média diária de produção de veículos mantiver o ritmo atual, a capacidade poderá ser insuficiente.

Há vários programas de investimentos em expansão industrial em andamento. Por isso, o número deverá mudar. "Trata-se de uma contagem importante a ser feita", destaca o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.

A discussão da expansão do mercado está muito mais na ordem do dia do que qualquer possibilidade de o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) frear essa tendência, avaliam os representantes da indústria automobilística.

A expansão do crédito e seus efeitos positivos na atividade dessa indústria no ano passado já trazem motivo de comemoração dos brasileiros no cenário mundial. Com o crescimento de vendas de 27,8% em 2007, o Brasil passou da nona para a oitava posição no "ranking" dos maiores mercados de veículos do planeta, lugar anteriormente ocupado pela Espanha.

Já na contagem mundial de produção por país, que ainda não foi divulgada, é provável que o Brasil não tenha deixado o sétimo lugar. Mesmo assim, os números, tanto de vendas internas como de produção total, continuam sendo motivo de comemorações.

No ano passado, foram produzidos no Brasil 2,972 milhões de veículos, segundo a Anfavea. Faltou um volume equivalente a apenas dois dias de produção para o setor chegar à marca de 3 milhões de unidades.

Os números da entidade que representa as montadoras mostram uma queda de 17,7% na produção de veículos em dezembro em relação a novembro. Mas na comparação com dezembro de 2006, houve um incremento de 17,8%. A indústria terminou o mês com 17 dias de estoque, quase a metade do que registra tradicionalmente.

Para 2008, a Anfavea prevê mais um crescimento de 17,5% nas vendas domésticas e de 8,9% na produção, o que resultaria em 2,895 milhões e 3,240 milhões, respectivamente.

Se houver falta de veículos é bem provável que os próprios fabricantes intensifiquem as importações, embalados pelo câmbio favorável. A Anfavea já prevê um incremento de 43,6% na quantidade de carros importados em 2008. Essa projeção resulta em 385 mil unidades. Trata-se de um volume ainda pequeno se comparado com todo o mercado, mas bem maior do que o total de carros estrangeiros vendido no país em 2007 - 268 mil.

Já o mercado externo continuará fraco para a indústria automobilística, segundo reforçaram as projeções da Anfavea divulgadas ontem. A entidade espera, em 2008, manter a receita obtida com as exportações, que somou US$ 13,2 bilhões em 2007. Mas já calcula, no entanto, uma ligeira queda de volumes - de 787 mil para 747 mil unidades. A diferença deverá continuar ocorrendo por conta dos aumentos de preços e da venda de modelos com mais acessórios nos mercados de outros países.