Título: Aeronáutica e CPI investigam pane no controle de vôos
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 23/07/2007, Brasil, p. A7

Com atrasos de mais de uma hora em quase 44% dos vôos em todo país, a Infraero admitiu, ontem, que a pane no Cindacta 4, com sede em Manaus, afetou toda a malha aérea nacional, mas prometeu a volta da normalidade para hoje. "A pane em Manaus afetou a malha nacional, mas o tráfego aéreo deve ser normalizado amanhã [hoje], com a abertura da pista principal do Aeroporto de Congonhas", disse o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. A noite, porém, a empresa falava em reabrir a pista apenas na terça-feira.

Segundo Pereira, a Infraero já está fazendo reparos na pista principal de Congonhas - alguns trechos sofreram pequenas intervenções durante os testes feitos pela Polícia Federal no processo de investigação sobre o acidente com o avião da TAM. A partir da liberação da pista principal, Congonhas terá que adotar pelo menos uma das medidas anunciadas na sexta-feira: a redução de 44 para 33 movimentos (pousos e decolagens) por hora, durante todo o dia.

A assessoria de imprensa do Comando da Aeronáutica informou que foi aberta uma sindicância para investigar a pane no sistema elétrico do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) 4, em Manaus. O prazo para apresentação do laudo é de 40 dias. Além da possibilidade de sabotagem, serão investigadas possíveis falhas nos procedimentos para acionar os geradores de energia sobressalentes e problemas técnicos dos equipamentos.

A decisão do Comando da Aeronáutica de investigar se houve sabotagem na pane ocorrida no Cindacta 4, em Manaus, revoltou os controladores de tráfego aéreo. Para o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, "isso é pra fazer terrorismo". O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, decidiu ir a Manaus, sede do Cindacta 4, para verificar "in loco" o que aconteceu no local.

A TAM divulgou ontem, em nota oficial, que os aviões da empresa não pousarão na pista principal de Congonhas se estiver chovendo. As operações na pista auxiliar serão mantidas, "respeitando todos os procedimentos de segurança".

Integrantes da oposição na CPI do Apagão Aéreo da Câmara vão propor esta semana investigações sobre a pane na comunicação e nos radares do Cindacta-4, em Manaus, na madrugada de sábado. Os parlamentares querem descobrir se a pane foi provocada por sabotagem ou se as falhas nos equipamentos realmente desencadearam a suspensão de vôos domésticos e internacionais na região amazônica, com impactos nos aeroportos de todo o país.

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que vai apresentar requerimento de informações à CPI para que a Aeronáutica explique o que provocou a pane. "Claro que temos que investigar se houve sabotagem. Se não houve [a pane], é tão grave quanto ? ? , afirmou.(Agências noticiosas)