Título: Campus investe no mercado do livro jurídico
Autor: Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 26/06/2007, Empresas, p. B5

O potencial do mercado brasileiro de livros jurídicos atrai a editora Campus-Elsevier, líder no país nos segmentos de obras técnicas, científicas e profissionais. A editora está investindo R$ 8 milhões para entrar nesse segmento, com a publicação de 50 obras. "Fizemos um estudo do que estava faltando no mercado. Nossa estratégia será priorizar o apoio ao estudante, através de uma série chamada 'Direito ponto a ponto'. Também vamos lançar livros sobre temas até então inéditos, como o mercado de carbono", diz ao Valor o presidente da editora Campus-Elsevier para Brasil e América Latina, Claudio Rothmuller.

A editora tem investido cerca de um terço do faturamento anual no lançamento de novos produtos. Em 2006, a receita da empresa totalizou R$ 70 milhões, o que representou um crescimento de 22% na comparação com o ano anterior. "Nossa política tem sido a de reinvestir todos os lucros. A gente não tem feito distribuição de dividendos e constantemente realimentamos nossa atividade editorial com novos aportes de recursos", diz Rothmuller.

Nos últimos quatro anos, a Campus-Elsevier praticamente dobrou de tamanho, impulsionada pelo bom desempenho de áreas como medicina, livros profissionais e acadêmicos. Os livros de medicina respondem hoje por 25% da receita total da empresa.

Apesar de uma política agressiva de investimentos e lançamentos de produtos, Rothmuller descarta a possibilidade de a empresa vir a abrir capital no futuro. "Não somos uma editora que tem como projeto crescer para abrir capital. Até porque já somos uma empresa de capital aberto, uma vez que pertencemos a Reed-Elsevier, empresa anglo-holandesa que tem capital aberto nas bolsas de Nova York, Londres e Amsterdã", disse Rothmuller.

A Elsevier atua no Brasil desde 1976 por intermédio da editora Campus, conhecida entre executivos por seu catálogo de obras sobre negócios e administração que incluiu gurus como C.K Prahalad. Com um faturamento de 8 bilhões de euros, em 2006, o grupo anglo-holandês está presente em 80 países do mundo e possui 26 mil funcionários.

No Brasil, o grupo Campus-Elsevier adquiriu em 2003 as editoras Alegro e Negócio, como forma de ampliar o portfólio de publicações. Em 2004, a empresa enxerga no mercado de livros de medicina um brecha para crescer. Já em 2005, ingressa no segmento de concursos com a compra de 40 títulos das séries "Provas e Concursos, Questões e Ferramentas do Desempenho", da Editora Impetus. Hoje a editora já tem no catálogo 100 títulos neste segmento.

"E agora nosso próximo desafio será o segmento dos livros Jurídicos", diz Rothmuller, que não descarta a compra de novas editoras como forma de "melhorar a qualidade e a quantidade do conteúdo oferecido".

Está previsto para este ano o lançamento de 250 títulos nos seis segmentos em que a Campus-Elsevier atua (Educação e Referência, Negócios, Textos Universitários, Concursos, Jurídico e Medicina), entre eles "Cadê os líderes?", de Lee Iaccoca, e "Know How", de Ram Charan.

Uma das grandes apostas da editora para o ano será o livro de Alan Greenspan "Na Era da Turbulência: Aventuras num Mundo Novo", a ser lançado em setembro. O investimento total no lançamento da obra será de US$ 500 mil. A Campus negocia com outras empresas a vinda do ex-presidente do Federal Reserve (FED), o Banco Central americano, ao Brasil entre setembro e novembro deste ano para dar palestras e promover o livro.