Título: 20 mi euros em regata para reforçar a marca
Autor: Assis Moreira
Fonte: Valor Econômico, 19/01/2005, Finanças, p. C1

O ABN AMRO está investindo em competição náutica para reforçar o reconhecimento de sua marca internacionalmente. O banco holandês vai gastar 20 milhões de euros (US$ 26 milhões) numa campanha com dois veleiros para participar da "Volvo Ocean Race", uma das mais importantes regatas oceânicas do mundo. Jan Berent Keukensfeldt Jansen, diretor do projeto, espera um retorno de 300% no mínimo em termos de espaço para o banco na mídia internacional durante a competição que durará seis meses. "Pelo menos 1,5 bilhão de pessoas vão assistir na TV essa regata", comemorou o executivo holandês em Portimão, onde dirigiu na segunda-feira à noite o "batizado global" do primeiro dos dois barcos do "Team ABN Volvo 70". Segundo o banco, o evento, transmitido ao vivo pela Internet, mobilizou seus 105 mil empregados. O banco holandês escolheu regata oceânica porque "é esporte de grupo e ninguém odeia esse tipo de esporte", diz Jansen. "A regata é uma metáfora, porque exige trabalho em equipe, flexibilidade, inovação tecnologia, profissionalismo, solidez, que é o que fazemos todo dia no banco. E o barco é o lado visível dessa metáfora." A regata começará em novembro deste ano em Vigo (Espanha), com nove etapas. Uma delas será no Rio de Janeiro. O banco estima que entre 2 milhões de euros e 2,5 milhões serão gastos no Brasil em diversas ações envolvendo a operação. Em cada etapa, o ABN vai lançar produtos vinculados a sua equipe na regata, talvez um cartão de crédito ou planos de investimentos. Clientes serão convidados a acompanhar a competição, visitar os veleiros, "se sentir envolvidos e ficar investindo conosco no banco", diz Jansen. Subsidiárias do ABN AMRO na Holanda, EUA e Brasil mantém seus nomes originais. Para reforçar a identidade comum, primeiro foi introduzido o escudo amarelo ao lado do nome do banco. No mês que vem, será a vez de um novo slogan, com o mesmo objetivo. "Os veleiros vão carregar o novo 'tagline' pelo mundo inteiro nas 32 mil milhas da competição´´, diz o executivo. A construção de cada veleiro custou 3,5 milhões de euros. O barco batizado na segunda-feira é o primeiro da categoria de 70 pés. Vai ser operado por oito velejadores profissionais. Já o segundo terá velejadores amadores. Dois deles serão escolhidos entre 21 candidatos brasileiros. Cada um dos escolhidos receberá 2 mil euros por mês. (AM)