Título: Bradesco e 24X7 vencem Valor Social
Autor: Campassi, Roberta
Fonte: Valor Econômico, 20/12/2006, Brasil, p. A4

Uma vende livros a preços baixos em máquinas automáticas. É uma pequena empresa, que tem cinco funcionários registrados. A outra é o maior banco privado do país. Emprega 82 mil pessoas diretamente e fatura R$ 27 bilhões por ano. A 24X7 e o banco Bradesco são muito diferentes, mas, hoje, essas duas empresas têm algo em comum: são as vencedoras do Grande Prêmio Valor Social 2006. Seus projetos estavam entre os 18 que chegaram à etapa final da premiação. Outras sete companhias venceram nas categorias específicas: Accenture, ABN AMRO Real, Belgo Arcelor, O Boticário, Grupo Eco, Unibanco e Vapt Vupt.

O Valor Social é a homenagem do Valor às companhias que se destacam pela gestão socialmente responsável. O prêmio, criado em 2001, é realizado com o apoio técnico do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do Instituto Akatu. A cerimônia de premiação da sexta edição do evento ocorreu ontem, no Hotel Caesar Park, com a presença de presidentes e executivos de empresas e representantes de entidades da sociedade civil.

Pela primeira vez, uma empresa de pequeno porte ganhou o Grande Prêmio. A 24X7 foi eleita vencedora pelo júri de especialistas com um projeto inovador que busca estimular o gosto pela leitura. A empresa opera 25 máquinas de venda automática de livros em pontos de grande movimento. Por mês, cada uma vende uma média de 600 exemplares. O preço varia de R$ 1,99 a R$ 14,99 e a 24X7 devolve o troco de um centavo em cada compra efetuada.

"A maioria dos produtos vendidos custa menos de R$ 5", afirma Fabio Bueno Netto, presidente da empresa. "Vamos expandir o número de máquinas em 2007, por meio de franquias." A empresa já tem franquias no Paraná e no Rio de Janeiro, embora grande parte da operação esteja em São Paulo.

O Bradesco venceu o Grande Prêmio na escolha do júri popular, com seu "Programa de Gestão Sustentável", que inclui todos os projetos desenvolvidos pelo banco. O programa engloba desde a Fundação Bradesco e seus projetos em educação, até os produtos do banco cuja receita é, em parte, revertida para entidades como a SOS Mata Atlântica. Este ano, apenas a fundação deve receber investimentos de R$ 180 milhões. "O envolvimento nessas iniciativas gera a oportunidade de a empresa debater os temas e propor soluções. Mais importante do que o valor do investimento é a continuidade das iniciativas", afirma Milton Vargas, vice-presidente do banco. Esta é a segunda vez que o banco ganha o Grande Prêmio. A primeira foi em 2002.

Na categoria "Qualidade do ambiente de trabalho", a Accenture foi premiada por um programa de recursos humanos que flexibilizou a rotina dos funcionários e aprimorou os planos de carreira. O ABN AMRO Real também foi premiado pela iniciativa de conscientizar seus 35 mil funcionários sobre temas como lavagem de dinheiro e corrupção, reforçando a necessidade da postura ética. O ABN também foi premiado na categoria "Gestão sustentável", pela série de programas que promovem a sustentabilidade. O Bradesco também foi vencedor nessa categoria, pela votação popular.

Na categoria "Respeito ao meio ambiente", a empresa eleita foi o Unibanco. Há quatro anos, a companhia criou a Usina Termelétrica Bandeirantes, erguida sobre o aterro sanitário de mesmo nome, localizado na cidade de São Paulo. A usina transforma lixo em energia e produz, por mês, o suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes. O Unibanco investiu R$ 45 milhões no projeto.

O Boticário destacou-se na categoria "Respeito ao consumidor/fornecedor". A empresa, que fabrica produtos de perfumaria e higiene, dissemina as práticas de responsabilidade social entre seus fornecedoras.

Na categoria "Relações com a comunidade", a mais concorrida do Valor Social desde a primeira edição, a empresa premiada foi a Belgo Arcelor, com o projeto "Rede Colaborativa Sabará". A iniciativa envolve 54 instituições que trabalham com metas para melhorar temas como educação, saúde e segurança na cidade de Sabará (MG).

Na categoria "Micro e pequenas empresas", as três companhias finalistas foram premiadas. Além da 24X7, eleita vencedora pelo júri popular, o Grupo Eco e a Vapt Vupt ganharam na votação dos especialistas.

Há cinco anos, o Grupo Eco desenvolve projetos de capacitação com artesãos e produtores de alimentos de diversas regiões do país para gerar renda às comunidades. Na oficina Vapt Vupt, localizada em Londrina (PR), há um conjunto de ações em andamento. O principal negócio da empresa é a regulagem de motores, serviço que, quando bem feito, contribui para reduzir a emissão de poluentes. A água usada para lavar as peças passa por um processo de decantação, em que a sujeira é separada e apenas água limpa vai para o esgoto.

Nesta edição do Valor Social, empresas de todo o país inscreveram 174 projetos - um número recorde. Do total, foram escolhidos 18 trabalhos finalistas, três para cada uma das seis categorias do prêmio. O público pôde então votar pela internet e eleger as vencedoras, segundo o júri popular. Ao mesmo tempo, um júri de especialistas (acadêmicos, representantes de ONGs e jornalistas) também avaliou os projetos e escolheu os melhores.