Título: Acaba greve da Volks, Renault e Volvo no Paraná
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2006, Empresas, p. B10

Acabou ontem a greve dos trabalhadores das fábricas da Volkswagen, Renault e Volvo localizadas em São José dos Pinhais (PR). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, os empregados aceitaram a última proposta feita pelas montadoras, por meio do Sindicato dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea), e voltaram ao trabalho.

O acordo prevê um abono de R$ 700, a ser pago em dinheiro na segunda-feira, e um aumento de salário de 4,97%, sendo 4,19% sobre o salário de setembro e 0,78% em janeiro próximo.

A paralisação, iniciada no dia 20, foi desencadeada devido à insatisfação dos trabalhadores com a oferta inicial das montadores, que propunha aumento real de 1,3% e abono de R$ 150.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores, os dias parados serão compensados, não havendo, portanto, desconto na folha de pagamento. A Renault monta 250 automóveis por dia na fábrica de São José dos Pinhais. A Volkswagen produz 810 automóveis diariamente e a Volvo, seis a oito ônibus e 32 a 35 caminhões.