Título: Escolaridade e renda influenciam a escolha
Autor: Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 30/10/2010, Cidades, p. 31

Agnelo lidera no segmento da população que tem ensino superior incompleto ou completo e ganha acima de R$ 5 mil. Weslian está em vantagem entre os brasilienses que estudaram até a 4ª série do nível fundamental e recebem de um a dois salários mínimos » Enquanto o candidato petista Agnelo Queiroz lidera com folga entre os eleitores de maior escolaridade, Weslian Roriz (PSC) mantém grande parte de seu eleitorado entre os brasilienses que, no máximo, concluíram o ensino fundamental. Pesquisa do Instituto CB Data realizada entre a última quarta-feira e ontem mostra que 60% das pessoas com ensino superior incompleto ou completo votarão em Agnelo, contra 14% de eleitores da postulante do PSC nessa faixa de escolaridade. Já entre os brasilienses que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental, Weslian lidera com 54% das intenções, contra 37% do petista.

O concorrente do PT ao Buriti tem 55% dos votos entre os brasilienses que chegaram ao ensino médio, contra 31% da mulher do ex-governador Joaquim Roriz. Weslian lidera com 43% ¿ contra 40% de Agnelo ¿ no segmento da população que só estudou até a 5ª série. O candidato petista lidera entre o eleitorado com maior escolaridade e também entre os brasilienses de maior renda. Entre os pesquisados que ganhavam mais de 10 salários mínimos, 59% declararam que vão votar em Agnelo amanhã, contra 16% das intenções de voto de Weslian.

Nas classes mais baixas, a concorrente do PSC aparece na frente. Ela tem 50% das intenções de voto entre os eleitores que ganham até um salário mínimo, enquanto o ex-ministro do Esporte conta com 39%. Weslian Roriz também lidera entre o eleitorado com renda mensal de até dois salários mínimos. Entre os brasilienses que recebem mensalmente um valor acima disso, a maioria declarou preferir Agnelo Queiroz.

Transferência de votos O cientista político Adriano Cerqueira, coordenador da pesquisa do Instituto CB Data, explica que, no DF, o salário está intimamente relacionado ao perfil do candidato escolhido. ¿À medida que a renda do eleitor aumenta, as intenções de voto do candidato Agnelo Queiroz também crescem. Já o alto número de eleitores de Weslian Roriz entre a população mais carente mostra que o ex-governador Joaquim Roriz conseguiu transferir parte de seu eleitorado para a mulher¿, afirma.

Agnelo Queiroz lidera a pesquisa em todas as faixas etárias. No levantamento anterior, ele aparecia atrás de Weslian na preferência dos eleitores com mais de 60 anos. Agora, ele tem 43% dos votos nessa faixa de idade, contra 40% da candidata do PSC. Sua vantagem é maior entre os pesquisados entre 45 e 59 anos: 53% deles preferem o ex-ministro do Esporte, contra 29% que afirmaram preferir a vitória de Weslian. ¿O fato de Agnelo liderar em todas as faixas etárias é um reflexo de suas intenções de voto estarem muito grandes. Isso normalmente acontece quando o líder da pesquisa alcança mais de 15 pontos percentuais de vantagem sobre o outro candidato¿, justifica Adriano Cerqueira.

A pesquisa do Instituto CB Data foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sob o número 40.947/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37.789/2010. O instituto de pesquisa ouviu 1.100 eleitores entre quarta-feira e ontem. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Religião e raça Apesar de destacar que é católica em vários eventos de campanha, Weslian Roriz não está na frente entre os eleitores que declararam seguir essa religião. De acordo com a pesquisa, 48% dos católicos brasilienses vão votar no candidato do PT, enquanto a concorrente do PSC possui 36% das intenções de voto entre esse eleitorado. Quando o assunto é fé, a maior diferença de votos está entre os eleitores que declararam seguir a umbanda ou o candomblé: 82% afirmam que optarão por Agnelo e apenas 8% pretendem digitar nas urnas o número de Weslian.

O Instituto CB Data também separou as intenções de voto de cada candidato de acordo com a identificação da cor de pele dos pesquisados. Entre os eleitores que se declararam brancos, Agnelo conta com 55% da preferência, contra 29% de Weslian. Analisando as intenções dos que afirmaram ser da cor preta, 45% pretendem escolher o candidato petista e 37% optam por Weslian. Agnelo Queiroz também lidera entre os que se autodeclararam pardos ou indígenas.

Dobradinhas distintas » O levantamento do Instituto CB Data mostrou que Agnelo Queiroz conseguiu ligar bem a sua imagem à da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. Já a relação do eleitorado de Weslian com o presidenciável apoiado por sua coligação, José Serra (PSDB), não ficou tão estreita. Segundo a pesquisa, 82% do eleitorado de Agnelo vai votar em Dilma, enquanto 62% dos eleitores de Weslian vão escolher Serra. Durante os dois turnos da campanha, a ex-ministra da Casa Civil acompanhou o candidato do PT ao GDF em vários eventos, como carreatas e comícios. Weslian se encontrou com Serra uma única vez. O vice da chapa liderada pelo tucano, Índio da Costa, chegou a confirmar presença em um evento da candidata do PSC, mas depois desmarcou.