Título: Brasil leva 3,5 mil títulos à Feira de Buenos Aires
Autor: Bispo, Tainã
Fonte: Valor Econômico, 13/04/2006, Empresas, p. B4

A 32ª Feira do Livro de Buenos Aires começa nesta segunda-feira com a previsão de atrair mais de 1 milhão de visitantes. O evento terá a participação de 1,4 mil expositores de 32 países, entre eles o Brasil.

Nesta edição, os organizadores brasileiros terão um estande de 62 m² para distribuir 3,5 mil títulos, de 26 editoras - ante 1,9 mil exemplares em 2005.

Essas obras não serão comercializadas durante o evento, já que a feira tem um caráter institucional. Isso não impede que algumas editoras enviem o próprio representante. É caso da Global Editora, que levará 110 títulos para o estande do Brasil, sendo que 30 deles, voltados para o público-juvenil, já foram traduzidos para o espanhol. "Exportamos para todo o mercado latino americano", diz Luiz Alves, diretor comercial da empresa.

Bernardo Gurbanov, vice-presidente da Câmara Brasileiro do Livro (CBL), diz que os cultos afro-brasileiros, a região amazônica e livros para estudantes da língua portuguesa são os assuntos mais procurados pelos portenhos.

A feira ocorre entre os dias 17 de abril a 8 de maio, na região central da capital argentina e, ao contrário da Bienal Internacional de São Paulo, acontece anualmente.

O estande do Brasil é coordenada pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires, CBL, Sindicato Nacional de Editores de Livros, Liga Brasileira de Editores e Fundação Biblioteca Nacional.