Título: Apex incentiva venda externa de camarões
Autor: Paulo Emílio
Fonte: Valor Econômico, 15/12/2004, Brasil, p. A2

Elevar as exportações de camarão cultivado dos atuais US$ 215 milhões - valor estimado para este ano - para US$ 359 milhões até o ano de 2006 é o objetivo do convênio celebrado ontem, entre a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). De acordo com o presidente da Apex, Juan Quirós, o convênio, no valor total de R$ 4 milhões, é destinado a promover melhorias de qualidade e de agregação de valor ao camarão nacional, além de abrir novos mercados junto a países europeus e asiáticos. A assinatura do acordo, que inicialmente envolve 14 produtores e exportadores terá o seu primeiro efeito prático hoje. O camarão brasileiro entrará na pauta de negociação entre a Apex e representantes da rede varejista francesa Carrefour. "Já fechamos com o Carrefour uma pauta de 60 produtos ligados ao setor frutícola nacional para 18 países em 9,5 mil pontos de vendas. Agora queremos inserir o camarão nesta discussão", diz Quirós. O potencial é promissor. De acordo com o presidente da ABCC, Itamar Rocha, o país deverá exportar este ano algo entre US$ 210 milhões e US$ 215 milhões somente com camarões criados em cativeiro. "Em 2005, deveremos alcançar divisas entre US$ 280 milhões e US$ 300 milhões. Tradicionalmente exportamos o camarão inteiro ou apenas sem cabeça. Agora, já a partir do próximo ano, queremos agregar valor ao nosso produto", afirma Rocha. A ABCC estima que neste ano os produtores brasileiros deverão produzir 81 mil toneladas, 10% menos que em 2003.