Título: Brasil e China vão impulsionar mídia, diz estudo
Autor: Brigatto, Gustavo
Fonte: Valor Econômico, 15/06/2011, Empresas, p. B3

De São Paulo

Nos próximos cinco anos, o Brasil e a China serão os mercados com maior crescimento na área de entretenimento e mídia no mundo, segundo pesquisa da consultoria PwC. No período, a taxa de crescimento composto anual (CAGR, em inglês) será de 11,4% para o Brasil e de 11,6% para a China.

Para efeito de comparação, os Estados Unidos - maior mercado mundial de entretenimento e mídia, com receita de US$ 443 bilhões em 2010 - terão uma taxa de crescimento de 4,6% no período. A estimativa da PwC é de que o mercado global passe de um faturamento de US$ 1,5 trilhão em 2011 para US$ 1,9 trilhão em 2015.

De acordo com Estela Maris Vieira de Souza, sócia-líder de mídia e entretenimento da PwC Brasil, a tendência de crescimento do país está atrelada a três fatores: a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada, aumento do poder aquisitivo da população e a expansão dos acessos à internet em banda larga.

Em 2010, o Brasil apresentou uma expansão de 15,3% nos gastos com publicidade, entretenimento e mídia, chegando a US$ 33,1 bilhões. As assinaturas de planos de internet fixa e móvel, de pacotes de TV paga e os investimentos em publicidade na televisão foram os itens de maior destaque no ano, com avanços acima de 20% em cada uma das categorias. Para 2011, a estimativa da PwC é de que o faturamento do setor suba para US$ 37,4 bilhões. Com esse resultado, o país passará a Coreia do Sul e ocupará a 9ª posição do ranking mundial. Até 2015, o Brasil pode ganhar mais duas posições, assumindo o 7º lugar, com US$ 56 bilhões em receitas.