Título: Alheia ao PSD, M'Boi Mirim protesta
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 29/04/2011, Política, p. A10

O Kassab vai mudar de partido, é? Por que ele vai sair do PSDB?". A pergunta, ouvida nos arredores da Estrada de M"Boi Mirim, onde ontem moradores protestaram contra as condições do transporte e da rede pública de saúde, reflete a falta de preocupação de cerca de 500 mil paulistanos que vivem lá com os movimentos políticos do seu prefeito, que saiu do DEM em março para fundar o PSD. "Mas não vai mudar muita coisa. Entra governo, sai governo e a nossa situação continua a mesma", disse a vendedora Ana do Carmo.

A Estrada de M"Boi Mirim, que liga os bairros Jardim São Luiz, Capão Redondo e Jardim Ângela, na Zona Sul, e as cidades de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu às regiões centrais da capital, é uma via de três faixas. Em uma delas funciona o corredor de ônibus mais lento da capital, que, sem pontos de ultrapassagem, transporta diariamente 350 mil pessoas a velocidade média de 15 km/h nos horários de pico. Após o terminal Jardim Ângela, a situação fica ainda pior: a via vira faixa única.

A duplicação, prometida na eleição de 2008 por Kassab, ainda não foi concluída. Há projetos para construção de monotrilho, do metrô até o Capão Redondo - principal reivindicação dos moradores - e canalização do córrego Ponte Baixa, com criação de um viaduto. Nenhum deles, porém, começou a sair do papel.

Mas o problema não é só a lentidão. "De manhã, demoro 40 minutos para conseguir pegar um ônibus. Passam uns três ou quatro antes, mas todos lotados", contou a recepcionista Neusa Jesus de Lima, 39 anos, que sai de casa às 6h30 para chegar ao trabalho na estação Ana Rosa às 9h. Sobre os novos voos do seu prefeito e o entra e sai de vereadores dos partidos, ela pouco sabe. "Só vejo vereador em época de eleição."

A única tentativa de melhorar o trânsito feita na atual gestão, reclamam moradores, foi a faixa reversível de 1,5 km que permite aos ônibus usar o outro lado da via das 5h30 às 8h30 para melhorar o fluxo no sentido do centro. Em 2006, o prefeito também reformou a rua, o que diminuiu o número de acidentes.

Para Amilton de Sousa Lopes, dono de um mercado entre a M´Boi Mirim e a Avenida Guarapiranga, a culpa pelo trânsito não é só da prefeitura, já que o governo estadual também deveria investir mais na região. Entretanto, ele não vê com bons olhos a movimentação de Kassab, que migrou de partido para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes em 2014. "Ele teria mais chances de se tornar governador se pensasse mais na população do que em politicagem", criticou.