Título: BB terá de montar call center para ficar com Nossa Caixa
Autor: Basile , Juliano
Fonte: Valor Econômico, 05/08/2010, Finanças, p. C3

Ao aprovar, ontem, a compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça impôs condições inéditas para aquisições bancárias e indicou que vai determinar a adoção de políticas de portabilidade sempre que surgirem negócios desse tipo.

Os conselheiros determinaram que o BB faça um call center para que os correntistas de um banco possam optar por transferir a sua conta, o seu cadastro e os seus créditos para o outro. O call center do BB-Nossa Caixa terá de funcionar por quatro anos e deverá atender 157 municípios, ofertando a portabilidade desses três itens.

Com isso, um correntista da Nossa Caixa vai poder optar por transferir a sua conta para o BB, e vice-versa. A transferência vai depender das condições oferecidas por cada banco.

"Isso pode fazer com que a portabilidade bancária "pegue"", afirmou ao Valor o conselheiro Cesar Mattos, relator do caso BB-Nossa Caixa. Ele explicou que o call center deve dar informações para os correntistas, "sem induzir que o cliente saia e sem induzir que o cliente fique". O importante, continuou Mattos, não é que os clientes troquem de banco, mas sim, que eles tenham informações sobre as condições dos serviços em cada instituição financeira.

O conselheiro deu o exemplo do cadastro que cada cliente tem em seu banco. "Com a portabilidade, ele vai ter a possibilidade de levar o seu histórico para outro banco. Isso dá poder ao consumidor para ele escolher o banco que ele quer", enfatizou Mattos. "A portabilidade é uma política do Banco Central", afimou o conselheiro.

Os atendentes do call center não vão poder impedir que o cliente cancele sua conta. Eles devem se limitar a passar as informações de forma objetiva e, caso o cliente queria fazer a mudança, vão ter de entrar em contato com a agência e providenciar a documentação necessária.

Segundo a decisão do Cade, todos os correntistas da Nossa Caixa vão receber um comunicado do BB falando sobre o serviço telefônico. Caso descumpram a decisão, os bancos estão sujeitos a pagar multas diárias que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, dependendo do serviço.

Todos os conselheiros concluíram que a aquisição da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil não prejudicou o mercado e, com isso, o negócio foi aprovado. "A operação está baseada na necessidade de presença local do Banco do Brasil, em São Paulo, mas não há impacto concorrencial", disse Mattos.