Título: Buenos Aires pode ter emergência por gripe
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/06/2009, Especial, p. A20

O Ministério da Saúde da Argentina estuda decretar estado de emergência sanitária na região de Buenos Aires por causa da gripe suína. Uma reunião com especialistas do governo foi convocada para ontem para decidir as medidas que serão tomadas.

Se decretado, o estado de emergência deverá vigorar apenas após as eleições legislativas, que ocorrem neste domingo, e implicará o fechamento de escolas, cinemas, teatros, shoppings e demais lugares onde haja grande concentração de pessoas.

A Argentina apresenta o maior número de mortos entre os países da América do Sul, com 22 vítimas fatais até o momento, das quais 17 foram registradas na província de Buenos Aires, 4 na capital e uma na Província de Missiones. Em todo o país, foram registrados 1.391 casos da doença, segundo informam autoridades locais.

A Federação Sindical de Profissionais da Saúde da Argentina pediu ao governo para que seja declarado o estado de emergência sanitária porque "os serviços públicos já estão lotados".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o vírus A/H1N1 permanece estável e ainda não há sinais de que esteja se combinando com outros vírus de influenza.

Algumas autoridades de saúde expressaram preocupação com a possibilidade de o A/H1N1 combinar-se com o vírus da gripe aviária H5N1 e tornar a atual pandemia muito mais letal.

"O vírus ainda está muito estável", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Mas todos nós sabemos que o vírus influenza é altamente imprevisível e tem um potencial enorme para mutação", afirmou Chan, após encontrar-se com a ministra da Saúde da Rússia, Tatiana Golikova.