Título: Caso na Colômbia é o primeiro confirmado na América do Sul
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/05/2009, Internacional, p. A9

A América do Sul confirmou no domingo o primeiro caso de contaminação pela gripe A/H1N1. O governo colombiano informou que resultados de análises de laboratório confirmaram a contaminação de uma pessoa que voltou do México, e seu estado de saúde evolui satisfatoriamente.

Em Bogotá, o ministro da Proteção Social colombiano, Diego Palacio, disse que o país está observando 108 casos suspeitos da gripe A/H1N1.

"A pessoa a quem pertence a amostra positiva é um paciente que, como muitos outros pacientes que tiveram contato com o vírus, está em boas condições, e se encontra no momento em sua casa em companhia de seus familiares", disse.

O ministério da Saúde do Brasil informou que chegaram a 15 os casos suspeitos acompanhados de gripe suína no país. São seis casos em São Paulo, três no Rio de Janeiro, três em Minas Gerais, e um no Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal. Há ainda 44 casos em monitoramento em outros 17 Estados.

Após sua aparição no México há poucas semanas, a gripe foi detectada em outros 18 países, gerando um alarme mundial de uma possível pandemia que pode afetar seriamente os países mais pobres e os setores sociais mais desprotegidos.

Paralisados devido a gripe, a Cidade do México e seus arredores são o epicentro de maior parte das 506 infecções no país reportadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e onde os habitantes se habituaram a usar máscaras.

O governo foi obrigado a fechar as escolas, universidades, restaurantes, parques e museus, e a proibir as aglomerações para evitar a propagação da gripe.

A expectativa é que a doença vá afastar milhares de turistas dos principais centros turísticos mexicanos, em um duro golpe para economia do país já em recessão devido à crise financeira mundial.