Título: ACM Neto reduz comissionados
Autor: Pitombo, João Pedro
Fonte: O Globo, 02/01/2013, País, p. 5

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tomou posse ontem prometendo "trabalhar com paixão pela cidade" e muita austeridade nas contas do município, numa cerimônia cercada de símbolos que remetem ao carlismo. Recepcionado por banda de música e membros do bloco afoxé Filhos de Gandhy, Neto assinou o termo de posse na Câmara Municipal em um plenário abarrotado de correligionários, incluindo o presidente nacional do DEM, senador José Agripino. Foi saudado aos gritos de "ACM voltou" e agradeceu, visivelmente emocionado.

No discurso em frente à sede da prefeitura, voltado para a população, Neto afirmou que vai fazer uma gestão focada na austeridade, estabelecendo metas e cobrando resultados, mas ponderou que os problemas da cidade "não serão resolvidos da noite para o dia". Ainda disse que não vai tolerar corrupção ou fisiologismo na prefeitura.

- O fisiologismo está proibido na prefeitura. Esta história nefasta do toma lá dá cá não pode e não vai ser aceita neste governo - afirmou. - Meu compromisso é com a transparência, com a ética, com a austeridade. Quem fizer diferente disso será exonerado, investigado e responderá na Justiça pelos seus atos.

O primeiro decreto foi assinado ontem dando posse aos 12 secretários municipais. Para hoje, está prevista a publicação de cerca de 30 decretos. Os principais deles preveem a redução em 20% das funções comissionadas e a aplicação da Lei da Ficha Limpa na ocupação dos cargos da administração municipal.

-Não vou deixar de tomar medidas duras, mas que são necessárias para tirar a nossa cidade da situação que ela se encontra. Algumas vezes é preciso tomar um remédio amargo agora para trazer resultados no futuro - disse referindo-se às contas da prefeitura. - Vamos apertar os cintos. Nós não temos o direito de desperdiçar um centavo sequer do dinheiro da prefeitura. Nós vamos gastar sim. Mas vamos gastar com aquilo que é necessário. Precisamos gastar menos com a estrutura da prefeitura, mas prestando um serviço decente ao cidadão de nossa cidade. Vamos também trabalhar para aumentar a arrecadação.

Um dos primeiros atingidos pelo decreto da Ficha Limpa poderá ser o secretário de Ação Social, deputado federal Maurício Trindade (PR), que responde a um processo no Superior Tribunal de Justiça por suposto tráfico de influência.

Também foram empossados a vice-prefeita Célia Sacramento (PV) e os 43 novos vereadores, dos quais 17 são oficialmente da base e 12 da oposição. Os outros 14 se declaram independentes, mas parte deles vão migrar para a base, garantindo maioria confortável.

O ex-prefeito João Henrique Carneiro (PP), que deixa a cadeira depois de oito anos no cargo, participou apenas de um ato simbólico de transmissão de cargo, numa sala dentro da prefeitura, sem o acesso da população. Na saída, foi vaiado por populares e deixou a prefeitura de carro pelos fundos.

Com três contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, uma delas já referendada pela Câmara, e índice de rejeição de 75,5%, Carneiro diz que sai otimista em relação ao seu futuro político.

- A prefeitura é uma grande escola para quem quer ocupar cargos executivos - disse, ao afirmar que será candidato a governador. (Da Agência A Tarde)