Título: Caixas suspensas em Copacabana
Autor: Milhorance, Flávia
Fonte: O Globo, 02/06/2012, O País, p. 23

São 500 mil toneladas só de estruturas metálicas, quatro mil chapas de madeira reciclada, além de duas mil caixas de luz e de dois milhões de pictogramas de bonequinhos. Tudo isso para erguer o "edifício-andaime", equivalente a um prédio de seis andares, numa área de sete mil metros quadrados, no Forte de Copacabana, onde acontecerá o projeto Humanidade 2012, de 11 a 22 de junho. O espaço vai abrigar exposições e salas de discussão de evento paralelo à Rio+20. No Forte, acontecerá também a C40, encontro que reunirá prefeitos das 40 maiores cidades do mundo.

Mais de 350 operários estão na reta final da obra. Segundo o cenógrafo Abel Gomes, diretor geral de execução do Humanidade 2012, no dia 8 o espaço estará pronto, dependendo apenas de acabamentos:

- Estamos construindo uma baita estrutura. É uma loucura.

O Humanidade 2012 é uma iniciativa da Fiesp, da Firjan, da Fundação Roberto Marinho, do Senai-Rio, do Senai-São Paulo, do Sesi-Rio e do Sesi-São Paulo. O patrocínio é da prefeitura do Rio e do Sebrae.

Tamanha é a preocupação ecológica que 100% do material usado na obra serão reutilizados, explica a artista Bia Lessa, diretora de criação do evento.