Título: Avanços na inclusão
Autor: Freitas, Ailton de
Fonte: O Globo, 22/03/2012, O País, p. 12

Síndrome de Down passa a ter protocolo clínico

BRASÍLIA. O Congresso comemorou o Dia Internacional da Síndrome de Down com o anúncio de medidas concretas para a melhoria de vida dos portadores da deficiência, como o lançamento do protocolo clínico a ser seguido por profissionais da saúde e a criação do portal Movimento Down (www.movimentodown.org.br), que irá reunir informações e iniciativas de apoio às pessoas com a síndrome e seus familiares.

No evento, foram homenageadas pessoas e organizações que atuam pela inclusão dos portadores da deficiência. O vice-presidente editorial das Organizações Globo, João Roberto Marinho, recebeu homenagem do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pelo trabalho relacionado a temas de responsabilidade social.

Também foram homenageados portadores da síndrome, como Kalill Assis Tavares, jovem aprovado para o curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o diretor de conteúdo do portal Movimento Down, Breno Viola, de 31 anos.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado Romário (PSB-RJ), que têm filhas com Down, relataram a experiência e a alegria de conviver com crianças tão especiais. Lindbergh destacou a criação do protocolo de saúde, ressaltando que muitos médicos não sabem que 60% dos portadores nascem com problemas cardíacos. O protocolo prevê, entre outras coisas, a realização de ecocardiograma em todos os portadores da síndrome assim que nascem.

Em seu rápido discurso, João Roberto agradeceu a homenagem:

- Eu queria fazer dois reconhecimentos. Um a meu pai, Roberto Marinho, que, ao longo de mais de 70 anos de trabalho diário, fundou duas gerações de profissionais comprometidos com a inclusão social. Outro, aos autores que trabalham na Rede Globo de Televisão, que se empenham em trazer a discussão de assuntos tão importantes quanto o que Manoel Carlos fez na novela "Páginas da Vida".