Título: Especialistas: faltou habilidade política para gerir a crise
Autor: Goulart, Gustavo; Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 10/06/2011, Rio, p. 15

Professor diz que Cabral podia ter apresentado antes propostas melhores

O governador Sérgio Cabral cometeu erros políticos durante as negociações com os bombeiros. A avaliação é de cientistas políticos e deputados de oposição ouvidos pelo GLOBO. Chefe do Departamento de Ciência Política da UFF, Marcus Ianoni acha que faltou ao governo habilidade para insistir nas negociações:

¿ Era preciso buscar ao máximo a negociação e evitar que o caso chegasse à invasão do quartel e à truculência. A meu ver, faltou habilidade ao governador ao não considerar legítima a reivindicação dos bombeiros.

Para o professor da PUC Ricardo Ismael, a situação só chegou ao ponto de o QG ser invadido porque o governo não apresentou uma proposta que desmobilizasse os bombeiros:

¿ As propostas apresentadas agora (criação de uma secretaria e antecipação do reajuste) mostram que as anteriores eram realmente muito ruins e que o governo tinha contraposta melhor a oferecer.

O deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) aponta três erros:

¿ Ele (Cabral) errou ao subordinar os bombeiros à Secretaria de Saúde em 2007 e não deu importância quando o movimento dos bombeiros surgiu há alguns meses. E o governo como um todo foi muito lento para perceber que a mobilização dos bombeiros era para valer.