Título: Alckmin é eleito e derrota PT em SP
Autor: Falcão, Jaqueline; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 20

Resultado mantém a hegemonia do PSDB no governo do estado, comandado por tucanos desde 1994

Jaqueline Falcão, Marcelle Ribeiro, Lino Rodrigues e Wagner Gomes

SÃO PAULO. O tucano Geraldo Alckmin foi eleito ontem governador de São Paulo. Com 99,22% dos votos apurados até as 23h, ele obteve 50,62%. A vitória do candidato do PSDB representou a derrota do projeto do PT do presidente Lula ¿ que era o de levar o senador Aloizio Mercadante ao segundo turno. O impasse em relação a três candidatos nanicos cujas candidaturas foram barradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) devido à Lei da Ficha Limpa tumultuou a divulgação do resultado oficial.

¿ (Quero) agradecer a todos os paulistas, é uma grande honra servir à população de São Paulo. Ficamos muito alegres.

Vamos fazer um governo que vai avançar ainda mais em São Paulo, à altura da grandeza de São Paulo ¿ disse Alckmin sobre sua vitória, ontem à noite, na porta da sua casa.

Ele disse que vai ¿trabalhar de manga arregaçada¿ pelo povo de São Paulo.

O tucano agradeceu também ao candidato à Presidência do PSDB, José Serra, e disse que vai trabalhar para ajudar a elegê-lo.

No fim da noite, o governador eleito de São Paulo seguiu para a Expo Barra Funda, onde daria uma entrevista coletiva sobre a vitória, ao lado de Serra.

O senador Aloizio Mercadante (PT) ficou em segundo lugar, com 35,23% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, vieram Celso Russomano (PP), com 5,42%; Paulo Skaf (PSB), com 4,57%; e Fábio Feldmann (PV), com 4,14%. Anaí Caproni (PCO) teve 0,02% dos votos.

Os votos dos três candidatos barrados pelo TRE-SP ¿ Mancha (PSTU), Paulo Búfalo (PSOL) e Igor Grabois (PCB) ¿ representaram 0,46% do total e não foram suficientes para impedir a eleição de Alckmin no primeiro turno.

Mercadante telefonou para tucano Reconhecendo a vitória do adversário, Mercadante telefonou para o tucano, dando os parabéns. Disse que a partir de hoje passa a ser um militante da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, para dar continuidade ao governo Lula.

Mercadante também ligou para Lula agradecendo a ajuda na campanha. O senador considera ter tido uma vitória política, pois conseguiu ter um número expressivo de votos e colocar na agenda política pontos importantes como segurança, transporte, educação e saúde.

O PSDB governa São Paulo desde 1994, quando Alckmin se elegeu vice-governador na chapa de Mário Covas. Com a morte de Covas, em 2001, Alckmin assumiu o governo e se reelegeu em 2002. Em 2006, foi a vez de Serra se tornar governador, cargo que ocupou até abril deste ano, quando assumiu o vice Alberto Goldman (PSDB).

A vitória de Alckmin representa mais que a volta ao cargo de governador. O tucano passou por um período de isolamento no partido após perder as eleições presidenciais em 2006 para Lula e a prefeitura de São Paulo para Gilberto Kassab (DEM) em 2008. Nas duas vezes, teve atritos com Serra. Foi este, aliás, que trouxe de volta Alckmin ao Executivo, dando-lhe o cargo de secretário de Desenvolvimento no governo paulista em 2009.

A estratégia do PT de colar a imagem de Lula à de Mercadante não deu certo. O presidente apareceu várias vezes na propaganda eleitoral gratuita do senador e agia como cabo eleitoral.

Somente na semana passada, Lula foi a três eventos, incluindo o encerramento da campanha de Mercadante em São Bernardo do Campo, berço do PT.