Título: Aloysio Nunes mostra que FH dá votos
Autor: Falcão, Jaqueline; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 20

Tucano é eleito senador em SP

SÃO PAULO. Contrariando as pesquisas de intenção de voto, que o mostravam em terceiro lugar, Aloysio Nunes (PSDB) foi o candidato ao Senado mais votado em São Paulo. Com 97,04% dos votos apurados até as 21h30m, Aloysio tinha 30,48% dos votos válidos (10,8 milhões). Ao contrário do candidato à Presidência do PSDB, José Serra, o senador eleito mostrou, em sua propaganda eleitoral na televisão, depoimentos de cerca de um minuto do expresidente Fernando Henrique Cardoso. Serra praticamente não usou FH na sua propaganda eleitoral.

O ex-presidente relembrou, na TV, a atuação de Aloysio no seu governo, quando foi ministro da Casa Civil e da Justiça. ¿Ninguém melhor que Aloysio Nunes para representar São Paulo no Senado. Ele fala bem, ele defende causas, ele é claro, ele é corajoso¿, disse FH no horário eleitoral gratuito.

Até março deste ano, Aloysio era o homem forte do então governador de São Paulo, José Serra, como secretário da Casa Civil.

No início da disputa, Aloysio tinha apenas 4% das intenções e aparecia em sétimo lugar. Segundo a última pesquisa Datafolha, feita na sexta-feira e no sábado, ele, que tinha 12% das intenções em 14 de setembro, passou a 20%, atrás de Marta e Netinho, com 24% cada.

Além de ter FH como cabo eleitoral e de colar em Geraldo Alckmin na campanha, Aloysio foi beneficiado pela desistência de Orestes Quércia (PMDB), que o apoia, por causa de um câncer.