Título: Marta, em disputa apertada, passa Netinho e conquista vaga no Senado
Autor: Falcão, Jaqueline; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 20

Ex-prefeita, que aparecia em 1º nas pesquisas, e cantor tinham apoio de Lula

SÃO PAULO. A petista Marta Suplicy conseguiu, por uma pequena margem, a segunda vaga ao Senado por São Paulo. Faltando apurar 455.104 votos até as 22h15m de ontem, Marta tinha 8.134.034 votos, 532.036 a mais do que Netinho de Paula, do PCdoB.

A primeira vaga ficou com o tucano Aloysio Nunes, escolhido por mais de 11 milhões.

Ex-prefeita da capital paulista e ex-ministra de Turismo, Marta sempre apareceu na frente nas pesquisas de intenção de voto. Em levantamento do Datafolha divulgado anteontem, Marta e Netinho tinham 24% das intenções de voto cada, à frente de Aloysio, que aparecia em terceiro com 20%. Marta e Netinho contaram com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Marta votou pouco antes das 12h30m no colégio Madre Alix, nos Jardins, em São Paulo, depois de acompanhar o voto do presidente Lula. Estava acompanhada do candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, o filho mais velho, André Suplicy, e dos netos Teodoro e Bernardo.

Perguntada, ela falou sobre o que, até aquela hora, ainda era uma possibilidade de segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra.

¿ Espero ser o braço-direito de Dilma ¿ disse Marta.

Apesar de declarar apoio ao cantor e apresentador Netinho, Marta esquivou-se quando perguntada se havia realmente votado nele. Marta é defensora dos direitos das mulheres. Netinho foi acusado de agredir sua ex-mulher em 2005.

¿ Olha, mas que pergunta essa, hein? ¿ disse Marta.

Ao votar em Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, Netinho foi aplaudido por eleitores.

Ele não se mostrou surpreso com o crescimento do rival Aloysio Nunes (PSDB) nas pesquisas de intenção de voto.

¿ Acho natural que ele cresça devido à campanha que fez, do tempo de TV que teve ¿ comentou Netinho, que disse que estava animado com sua campanha. ¿ Estou motivado com a campanha que fiz, de ficar pegando na mão das pessoas, de ficar discutindo propostas.

Ex-vocalista do grupo de pagode Negritude Júnior, Netinho foi o terceiro vereador mais votado da capital paulista em 2008 e, ontem, chegou a falar sobre suas prioridades para o Senado.