Título: Belo Monte só espera aval do Ibama
Autor: Paul, Gustavo; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 27/08/2010, Economia, p. 37

Licença deve sair em setembro, quando canteiros de obras serão montados

BRASÍLIA. Os quatro canteiros de obra da usina de Belo Monte deverão começar a ser montados a partir de setembro, quando deve sair a concessão da licença de instalação pelo Ibama. Os documentos do Planejamento Básico Ambiental (PBA) foram entregues ao órgão ambiental há dez dias, segundo um dos integrantes do consórcio.

Se essa previsão se confirmar, até dezembro os 18 sócios da Norte Energia, Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para construir e administrar a segunda maior usina do país, deverão desembolsar R$ 560 milhões para custear as primeiras despesas, como indenizações, instalações e estudos topográficos e geológicos.

Mas o presidente da SPE, Carlos Nascimento, adiantou que o financiamento do BNDES só deverá ser feito no ano que vem, quando começarão as obras. Esses recursos serão emprestados ao consórcio de empreiteiras que vai construir a usina. Para viabilizar a obra, o BNDES se comprometeu a financiar até 80% do empreendimento, em 30 anos. A obra tem custo estimado em R$ 19 bilhões.

O processo de obtenção do financiamento será complexo, admitiu o presidente da SPE, devido ao volume de recursos a ser movimentado e à dimensão do empreendimento. O BNDES deve exigir dos empreendedores uma série de garantias e documentos.

O prazo para requerer a linha de crédito encerra-se em junho de 2011.

Ontem, após 25 anos de estudos e polêmicas, foi finalmente assinado o contrato de concessão da usina, localizada no Rio Xingu, no Pará. A concessão terá duração de 35 anos.

Na cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar o papel do Estado nas políticas públicas e no investimento de empreendimentos de grande porte. Para Lula, o ato de ontem significou o fim de um período em que as pessoas tinham medo de governar. E isso se deve, disse ele, à presença do Estado e à volta da Eletrobras como empreendedora.

Lula minimizou os protestos dos que são contrários a Belo Monte e disse que, inclusive, havia gente que era contra o programa Luz Para Todos, porque a luz chegaria aos índios, mudando sua cultura.

Tinha gente que dizia que eu não gostava de música clássica.

Eu não gostava porque nunca tinha ouvido. Mas uma vez eu ganhei um prêmio na Áustria e fui assistir a um concerto, fiquei apaixonado disse Lula.

A expectativa da Eletrobras é que as obras comecem até o primeiro semestre de 2011, antes do início do período chuvoso na Região Norte. A meta é antecipar a operação da usina em seis meses para garantir um faturamento maior do que o previsto.

A usina começará a gerar energia em fevereiro de 2015.