Título: Datafolha: Crivella lidera disputa para o Senado, seguido por Cesar
Autor: Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 27/07/2010, O País, p. 14

Lindberg é o terceiro, e Picciani aparece apenas em quarto lugar

O senador Marcelo Crivella (PRB) lidera a disputa para o Senado no Rio de Janeiro, com 42% das intenções de voto, segundo a primeira pesquisa Datafolha realizada depois da oficialização das candidaturas. O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) aparece em segundo lugar, com 31%, seguido pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT), com 20%, e pelo deputado estadual Jorge Picciani (PMDB), com 12%.

Lindberg e Picciani comemoraram os números, comparando-os aos da pesquisa Ibope divulgada no dia 1º de junho. Na ocasião, Crivella aparecia com 40%, Cesar Maia com 37% , Lindberg com 13% e Picciani com 13% das intenções de voto.

¿ É apenas o ponto de partida. Essa campanha será uma corrida de resistência. Cesar e Crivella estão no teto, são nomes conhecidos ¿ diz Picciani.

Para ganhar espaço junto ao eleitor, o candidato do PMDB aposta na proximidade com o governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição ¿ que, segundo o Datafolha, está com uma vantagem de 35 pontos em relação ao segundo colocado, o deputado federal Fernando Gabeira. Segundo Picciani, as agendas conjuntas com o governador e as boas relações com os prefeitos do interior vão evidenciar seu nome.

Companheiro de chapa de Picciani, Lindberg Farias também investirá na aliança com Cabral para ganhar visibilidade. O ex-prefeito de Nova Iguaçu diz que ainda vai crescer com o início da campanha da TV.

¿ Subi bastante e isso mostra a força da nossa candidatura. E acho que dá para crescer, pois sou o candidato que tem o maior grau de desconhecimento. Com cerca de três minutos no Horário Eleitoral Gratuito, terei um bom tempo de exposição na TV ¿ avalia o petista.

Cesar Maia alegou que a metodologia do Ibope e do Datafolha são diferentes. Por isso, diz ele, mostra como está o grid de largada da campanha para o Senado. Cesar disse ainda que ficou satisfeito com o resultado. Através de sua assessoria, Marcelo Crivella afirmou que o resultado reflete a aprovação de sua atuação no Senado.

O levantamento mostrou ainda os candidatos Marcelo Cerqueira (PPS), com 6%; Waguinho (PTdoB) e Milton Temer (PSOL), com 5%; Carlos Dias (PTdoB), com 3%; Claiton (PSTU), com 2%; e Wladimir Mutt (PCB) e Heitor (PSTU), com 1%. Não sabem em quem vão votar, 44%, e votariam nulo, 28%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal ¿Folha de S. Paulo¿. O Datafolha ouviu 1.264 eleitores no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de julho, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.