Título: Placas deram origem aos Andes
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 28/02/2010, O Mundo, p. 36A

O terremoto que abalou o sul do Chile foi causado pelo choque constante entre as placas sul-americana (continental) e de Nazca (oceânica), que se movimentam em torno de dez centímetros por ano. O encontro entre elas foi responsável pelo soerguimento da Cordilheira dos Andes, iniciado há 16 milhões de anos.

A colisão entre as placas provoca acúmulo de energia, liberada pelos terremotos. Foi assim, por exemplo, há 50 anos, quando o Chile testemunhou o maior sismo já registrado, de 9,5 graus na escala Richter.

O país encontra-se em uma zona conhecida como Anel de Fogo de Pacífico, de que faz parte todo a costa oeste das Américas, além de países asiáticos e da Oceania, como Japão e Nova Zelândia. A região ganhou fama por sua grande atividade sísmica e vulcânica ¿ foi lá onde ocorreram os cinco maiores terremotos já medidos por cientistas.

¿ É uma região com farta ocorrência de choques frontais e raspões entre placas tectônicas ¿ explica Jorge Luís Souza, pesquisador de geofísica do Observatório Nacional. ¿ Ainda é impossível prever terremotos, mas contamos com inúmeros recursos tecnológicos que podem minimizar nossas perdas.