Título: Em Rondônia, camponeses atiram em fazendeiros
Autor: Carvalho, Jailton de; Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 12/04/2008, O País, p. 12

Conflitos na região já mataram 9 pessoas.

MANAUS. Centenas de camponeses e fazendeiros da região de Campo Novo, em Rondônia, ameaçam entrar em conflito armado, a qualquer momento. A situação piorou esta semana, quando os fazendeiros foram recebidos à bala por camponeses ao tentar retirar o gado de uma área ocupada pelos sem-terra, informou ontem o secretário de Segurança Pública de Rondônia, Evilázio da Silva Sena. Segundo ele, nos últimos 20 dias nove pessoas morreram na região por causa dos conflitos agrários.

- Isso já vem acontecendo nos últimos meses. O número de mortes ali faz que com que aumentem as estatísticas de criminalidade em todo o estado - disse.

Na semana passada, a secretaria recebeu a informação de que 15 pessoas haviam sido mortas a tiros, em mais um confronto entre camponeses e fazendeiros. A polícia foi ao local mas nenhum corpo foi encontrado, segundo o secretário.

O secretário de Segurança Pública planeja fazer uma operação para tentar conter a situação de conflito:

- Vamos nos reunir com os órgãos do estado e até os órgãos federais, como o Incra, para ver de que maneira podemos resolver isso. A qualquer momento pode acontecer um grande conflito ali.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra, há fortes indícios de uma desocupação forçada, mas um padre esteve na região acompanhado de um representante da Ouvidoria Agrária Nacional e afirmou que não confirmou novas mortes.