Título: Família suspeita de dengue em morte de menina
Autor: Tavares, Karine; Grandelle, Renato
Fonte: O Globo, 07/04/2008, Rio, p. 9

Fiocruz fez exame de sangue na paciente internada na Tijuca

A dengue pode ter vitimado mais uma criança na cidade. A suspeita é da família de Juliana Marques da Silva Kind, de 10 anos, moradora de Ramos, que morreu no sábado à tarde no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca. Dias depois de ser internada com dores de cabeça, a menina perdeu as funções do cérebro e fez exames que foram enviados à Fiocruz. O pai de Juliana, Diogo Penna, disse que, depois de realizada a investigação em Manguinhos, sua filha passou a ser medicada como se estivesse com dengue:

¿ Só vamos ver o laudo do que ocorreu amanhã (hoje). Ela perdeu plaquetas e apresentou hemorragias pelo corpo. Havia a suspeita nossa de dengue tipo 4, já que o exame teve de ser feito pela Fiocruz.

De acordo com os familiares de Juliana, internada no último dia 23, os médicos do hospital pensaram primeiramente que se tratava de um caso de meningite, mas os exames não confirmaram a hipótese.

¿ Depois nos disseram que era um quadro de encefalite, provavelmente provocado por vírus. Passamos então a imaginar que fosse dengue ¿ disse o tio da menina, Daniel Penna.

O responsável pela UTI pediátrica do hospital não foi encontrado, mas um plantonista do setor informou que o exame da Fiocruz foi negativo para a presença do vírus da dengue. Segundo ele, os testes feitos no hospital também não registraram a doença.