Título: Primeira fábrica estatal de camisinha movimenta a economia de Xapuri
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/04/2008, O País, p. 15

Ministério da Saúde quer reduzir a dependência da importação do produto

XAPURI (AC). A primeira fábrica estatal de preservativo masculino do país, a Natex, em Xapuri, no Acre, está pronta há pelo menos três meses e, por enquanto, só produz camisinhas experimentalmente. O empreendimento mexe com a economia da região e, por sua natureza, causa frisson na cidade. Em Xapuri, a população, curiosa por saber como funciona a linha de produção, até pára os funcionários na rua e questiona sobre detalhes.

A fábrica será inaugurada amanhã pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, mas ainda não se sabe quando as camisinhas começarão a ser distribuídas à população pelo Programa Nacional de Aids do governo. A Natex ainda dependia de uma liberação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade já deveria ter sido inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a agendar três idas ao Acre para o lançamento da fábrica.

É a primeira indústria da cidade, escolhida para receber a fábrica de camisinha do governo por sua produção de borracha. O látex é a matéria-prima para feitio do preservativo.

O Ministério da Saúde quer reduzir a dependência externa do produto. O Brasil consome hoje cerca de três bilhões de preservativos por ano. A Natex irá produzir cem milhões anualmente. As camisinhas serão distribuídas gratuitamente pelo Programa de Aids.

Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica vai gerar 150 empregos diretos e 700 famílias de seringueiros, que vivem e exploram seringais na reserva extrativista Chico Mendes, serão beneficiadas. Elas serão as fornecedoras do látex.