Título: PMDB: ala descontente com Paes indicou Fichtner
Autor: Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 28/03/2008, O País, p. 13

Segundo secretário, ex-tucano comunicou que fica no governo Cabral; Crivella traz Alencar para encontro do PRB no Rio

Mesmo sem o PT ter escolhido oficialmente o deputado estadual Alessandro Molon como pré-candidato do partido à prefeitura do Rio, a executiva municipal do PMDB vai se reunir hoje e discutirá a nova aliança anunciada pelo governador Sérgio Cabral, com Molon na cabeça de chapa e o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, de vice. O secretário admitiu ontem que seu nome foi uma indicação da ala do partido que estava descontente com a pré-candidatura de Eduardo Paes:

- A pauta da reunião é a chapa de vereadores, mas vamos discutir o assunto (aliança com Molon) para saber que passos precisamos dar para que a aliança seja consagrada. Vamos fazer o que nos cabe. Sobre a diretriz da convenção que decidiu pela aliança com o DEM, acho que em política as coisas mudam. O momento agora é outro. Agora, vejo as coisas mais tranqüilas no PMDB. O lado que estava contra o Paes sugeriu meu nome, é claro que fico lisonjeado.

Sobre Eduardo Paes, Fichtner disse que é natural que o ex-tucano tenha ficado triste com a situação, mas confirmou que ele continuará no governo e que já comunicou essa decisão ao governador.

Mas, no PMDB, o deputado federal Marcelo Itagiba classificou de antiética e desrespeitosa a decisão do governador de anunciar apoio a Molon, antes da prévia do PT. Ele disse que recorrerá se a executiva municipal do partido decidir levar adiante a aliança e que não abre mão de brigar pela sua candidatura no PMDB.

No PT, Vladimir Palmeira afirmou que a disputa na prévia será apertada. Já Molon acredita que o apoio de Cabral dará força para a sua pré-candidatura. Ele, que participará de evento com o presidente Lula na segunda-feira, no Rio, disse não se importar de dividir o palanque na cidade com o senador Marcelo Crivella. O senador, que já pediu neutralidade de Lula, trará hoje ao Rio o vice-presidente, José Alencar, para um encontro regional do PRB.