Título: Alencar deixa hospital e diz não acreditar em apagão
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 20/01/2008, O País, p. 9

Vice-presidente deve internar-se de novo no final da semana.

SÃO PAULO. O vice-presidente da República, José Alencar, teve alta ontem do hospital Sírio-Libanês e deve internar-se novamente no final da semana, desta vez para novas sessões de quimioterapia. Ele faz tratamento contra um câncer no abdômen e já passou por seis cirurgias. Depois de uma semana internado devido a complicações nos níveis sangüíneos em decorrência da quimioterapia, o vice-presidente saiu do hospital no final da manhã bastante animado. Deu entrevista e seguiu para a gravação do horário eleitoral gratuito de seu partido, o PRB.

- Estou me sentindo bem. Aliás, quando entrei não estava me sentindo mal, mas precisava passar pelo tratamento - disse Alencar.

Alencar deverá ficar em São Paulo, onde tem apartamento. A única previsão de viagem, não confirmada, é na quarta-feira, para Brasília, quando haverá uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o vice-presidente, o Brasil está em boas condições para atravessar o período de recessão causado pela economia dos Estados Unidos, mas o momento exige atenção.

- Ninguém pode subestimar uma crise advinda de uma crise americana porque a economia americana é muito forte e afeta realmente as economias do mundo inteiro. No momento, estamos muito bem.

Quanto à escolha do senador Edison Lobão (PMDB-MA) como ministro de Minas e Energia, ele fez uma defesa do futuro ministro:

- Num regime democrático as críticas são permitidas, graças a Deus. O ministro Edison Lobão tem um currículo muito rico de vida pública. Foi governador de seu estado, é senador por três eleições. É prova de que ele tem o apoio de seu estado. Isso é muito importante.

"Quero agradecer e pedir que continuem rezando"

Alencar também foi cuidadoso ao dizer que não acredita em um apagão elétrico:

- Ninguém está livre (de um apagão). Pelas informações seguras que temos, tudo indica que vamos atravessar sem. Acredito nisso - disse ele, citando previsões de mais chuvas e planos de obras do governo.

Ao final da entrevista, o vice-presidente, que havia pedido orações nas primeiras internações pelas quais passou no início da doença, disse:

- Quero agradecer aos que oraram, porque está dando certo, mas quero pedir que continuem rezando um padre-nosso.

Do hospital, o vice-presidente seguiu para uma produtora de TV para a gravação do horário eleitoral do PRB. Ele gravou uma participação de 30 segundos, que vai ao ar na quinta-feira. Internado para tratamento de alterações no sangue decorrentes da quimioterapia, Alencar, de 76 anos, disse que gostaria de ir a uma churrascaria, "comer uma boa picanha, com gordurinha".

- Os médicos disseram que está tudo bem eu ir. Mas não sei se vou.