Título: Para Mantega, Brasil já saiu da crise econômica
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 25/08/2009, Economia, p. 19

Ministro destaca otimismo do mercado. Camargo, da PUC, lembra que, em 1929, país também se recuperou na frente

O Brasil já está saindo da crise mundial, que levou o país à recessão a partir do fim do ano passado. Essa é a avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que destacou ainda o fato de os analistas do mercado financeiro terem uma visão até mais otimista sobre a economia brasileira.

¿ O Brasil sai na frente, deixando para trás taxas negativas do PIB (Produto Interno Bruto, conjunto dos bens e serviços produzidos no país).

Para ele, a economia brasileira deve ter crescido em torno de 1,5% no segundo trimestre frente ao início do ano. Mantega acrescentou que, anualizada, essa taxa representa uma expansão de 6,47%:

¿ As minhas previsões estão sendo superadas pelas previsões do mercado. Eu sempre fui um otimista e agora estão dizendo que sou um pessimista, pois as previsões do mercado estão melhores. Fico feliz quando o meu otimismo é superado pela otimismo do mercado.

Fazendo comparações com outros períodos em que o Brasil enfrentou crises, o ministro destacou a rapidez com que o país conseguiu atravessar esse período de encolhimento mundial. E acrescentou que as medidas fiscais tomadas pelo governo representaram apenas 0,2% do PIB contra 13% dos pacotes adotados pela China, 5,6% nos Estados Unidos, 4,7% no México e 3,9% na Argentina:

¿ Ou seja, conseguimos fazer política anticíclica e com um custo muito menor. O superávit primário (receita menos despesas antes do pagamento dos juros da dívida pública) foi reduzido para 2,5% do PIB, mas voltará aos 3,3% em 2010, mesmo em ano eleitoral.

O professor da PUC-Rio José Márcio Camargo minimizou essa dianteira do Brasil frente a outros países:

¿ O Brasil foi um dos primeiros a sair da crise de 1929. Em 1932, já tinha crescimento positivo, enquanto os EUA só passaram a crescer em 1942, no meio da Segunda Guerra Mundial. Não podemos dizer que o Brasil é uma história de sucesso de longo prazo. O que gerou esse fracasso todo foi o modelo adotado depois, baseado na economia fechada, excessiva participação do Estado e câmbio desvalorizado.

Para o ministro Mantega, o Brasil volta ao ciclo de crescimento, interrompido no fim de 2008, já em 2010. O professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo disse que o Brasil está em posição invejável, lembrando as reservas internacionais de US$217 bilhões. O economista aproveitou para elogiar o Plano Collor:

¿ Muita gente não gosta do Plano Collor, mas o plano deixou a situação fiscal brasileira preparada para que nós pudéssemos fazer a estabilização.

COLABOROU Danielle Nogueira