Título: Aquela ajuda para Gil
Autor:
Fonte: O Globo, 20/08/2009, O País, p. 11

Cultura autoriza captação de recursos para DVD

BRASÍLIA e RIO. Depois da polêmica envolvendo o financiamento de uma turnê do cantor Caetano Veloso, que recebeu do Ministério da Cultura autorização para captar recursos públicos para os shows do novo CD ¿Zii e Zie¿, o ministério autorizou, no último dia 4, projeto de um DVD do ex-ministro Gilberto Gil. Em sua 166areunião, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou apoio de R$ 445.362,50 para a realização do DVD ¿Gil Luminoso¿, sobre a trajetória artística dele.

O ministério diz que a comissão que aprovou o projeto tem integrantes da sociedade e que o DVD prevê a realização de dois shows a preços mais baixos.

¿ O dinheiro público se justifica porque aumenta a possibilidade de atender a quem não tem acesso a esse tipo de show. Não há problema em um artista consagrado receber recursos públicos, desde que isso se converta em benefícios para a população ¿ disse o secretárioexecutivo do Ministério, Alfredo Manevy.

Ele rejeita a crítica de que a decisão vai contra um dos argumentos do ministério na defesa da reforma da Lei Rouanet. O ministro Juca Ferreira tem dito que é preciso evitar a concentração de recursos no Sul e no Sudeste e dar mais chances a projetos menores.

Gilberto Gil disse não ver problemas no fato de se contemplado pela pasta que comandou por seis anos. Alegou que a legislação não impede que um ex-ministro capte financiamentos pela Lei Rouanet: ¿ Não conheço interdição para a minha empresa. A lei é franqueada a todos. Quando eu era ministro, havia impedimento.

A mulher e produtora do cantor, Flora, disse que, nos seis anos da gestão de Gil, a empresa Gegê Produções Artísticas não apresentou projetos ao ministério. Flora disse que talvez nem necessite do dinheiro, pois acertou o patrocínio de uma empresa com recursos próprios.