Título: Senado caixa preta
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 24/06/2009, O Globo, p. 2

Levantamento feito pela Consultoria de Orçamento do Senado descobriu R$3.740.994,13 depositados em duas contas na CEF, fora da conta única do Tesouro. Isso é inconstitucional. Os gastos não ficam detalhados no Siafi, o sistema de acompanhamento de gastos do governo federal. O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, senador Renato Casagrande (PSB-ES), agora quer saber quem movimentava essas contas e quanto dinheiro passou por elas nos últimos cinco anos.

Um presidente do Senado tutelado

O senador José Sarney (PMDB-AP) desde ontem passou a ser tutelado na presidência da Casa. Para evitar que ganhasse corpo o movimento Fora Sarney, ele demitiu o diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, e abdicou de fazer o sucessor. Coube ao primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), fazer a nomeação. Sarney também concordou, depois de relutar, em acionar o Ministério Público e o TCU para ajudar nas investigações dos desmandos no Senado. A previsão é de seu vice, Marconi Perillo (PSDB-GO), assuma cada vez mais funções no plenário. E as decisões da Mesa terão agora que passar pelos 81 senadores.

Isso é uma operação tapa-buraco" - Sérgio Guerra, presidente do PSDB, sobre a demissão de dois dois diretores do Senado

SÓ DEU PT. O Instituto GPP, contratado pelo DEM, também verificou a imagem dos partidos. 1. Quem mais defende a redução de impostos? PT - 31,6%. 2. Quem defende mais os trabalhadores? PT - 67,7%. 3. Quem defende mais os pobres? PT - 66,1%. 4. Quem defende mais a classe média? PT - 27,5%. 5. Qual o partido mais indicado para dirigir o Brasil? PT - 43,3%. 6. Quem faz maior oposição ao governo Lula? PSDB - 36,1%. Os dados são do blog do ex-prefeito do Rio Cesar Maia.

Ordem unida

A ordem saiu da Casa Civil. Ontem, o presidente da Funasa, Danilo Fortes, demitiu a direção do órgão no Amazonas. Há 15 dias os índios protestavam contra o mau atendimento. Chegaram a invadir a sede da coordenação em Manaus.

Deu no Tribune

O "Chicago Tribune" publicou reportagem dizendo que o Rio virou favorito na disputa pelas Olimpíadas de 2016. Ela destaca a fala do presidente do BC, Henrique Meirelles, sobre a economia do Brasil, na última reunião do COI, na Suíça.

Repórter por um dia

Durante a reunião da Mesa de ontem, o líder do DEM, senador José Agripino (RN), enviava informações em tempo real das decisões adotadas para o Twitter. Um de seus seguidores, H. N., despachou a cobrança: "E você, hein! Apoiando o Sarney". Agripino respondeu de bate-pronto: "Você queria o que? Que o líder da oposição votasse no candidato do PT, do mensalão e dos aloprados, para a presidência do Senado?".

O feitiço virou contra o feiticeiro

O presidente Lula achou que estava bombando quando anunciou que o Brasil faria um aporte de US$10 bilhões para o FMI. Mas políticos aliados e da oposição detectaram que a medida não foi bem recebida. A população considera um absurdo emprestar dinheiro para o FMI. Dizem que o dinheiro seria melhor aplicado no Brasil, na saúde ou na educação. As pessoas não compreendem que se trata de uma oferta não concretizada e que o dinheiro continua aqui.

A DIREÇÃO do DEM está pressionando a senadora Katia Abreu a disputar o governo de Tocantins. Ela resiste, não quer abandonar a ribalta nacional.

GOVERNADORES do Nordeste em pé de guerra com o ministro Mangabeira Unger. Ele quer lançar seu plano estratégico para o Nordeste na segunda-feira. É dia de São Pedro e de festa popular.

A TAM ainda não repassou as informações solicitadas pela comissão de sindicância da Câmara que investiga a farra das passagens aéreas.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br