Título: 300 rescisões por dia na Embraer
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2009, Economia, p. 21

Trabalho

Os 4.200 empregados dispensados pela empresa começam a receber o acerto na próxima segunda

Os trabalhadores dispensados pela Embraer aprovaram ontem, em assembleia, o início das homologações das dispensas feita pela empresa em 19 de fevereiro, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A representação sindical ressalta, no entanto, que a aprovação não paralisa as negociações pela reintegração. Os trabalhadores demitidos também aprovaram hoje que não será feita a homologação dos trabalhadores lesionados.

Com a aprovação, ficou definido que as homologações começarão a ser feitas a partir de 30 de março, por 12 dias consecutivos. Segundo o sindicato, um esquema especial será montado para operacionalizar as cerca de 300 homologações previstas para ocorrer por dia. No Congresso, ontem, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Adilson Santos, afirmou que foram entregues 244 aviões, 40 a mais da previsão de 2008. E que na terça-feira, a sirene da Embraer tocou três vezes, o que significa novos contratos. ¿Onde está a crise?¿, perguntou. O vice-presidente da Embraer, Horácio Forjas, disse, porém, que o cenário atual da crise é dramático e não permite ¿medidas paliativas¿.

Os parlamentares querem criar uma comissão externa para acompanhar a situação dos demitidos pela companhia. O requerimento foi apresentado ontem no plenário da Câmara, durante audiência pública realizada para debater as demissões.

Frigorífico O Frigorífico Independência anunciou ontem o fechamento de mais três unidades e a demissão de 2,8 mil empregados em suas plantas industriais. Com os cortes iniciados na terça, cinco unidades já foram fechadas e 4,8 mil funcionários perderam seus empregos, de acordo com a companhia, que está em processo de recuperação judicial desde 2 de março. De acordo como frigorífico, os fechamentos e as demissões são parte de um programa de ajuste das operações à realidade do mercado, ¿que foi severamente impactado pela menor demanda internacional.¿