Título: BNDES lança edital e inicia hoje processo de privatização da Infraero
Autor: Rosa, Bruno; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 05/03/2009, Economia, p. 25

Consultorias terão de formular propostas para reestruturação da estatal

RIO e BRASÍLIA. O BNDES inicia hoje o processo de privatização da Infraero, a primeira do governo Lula. Luciano Coutinho, presidente do banco, vai anunciar hoje o edital da reestruturação da Infraero, voltado para empresas de consultoria. Essas companhias terão de enviar uma proposta para o BNDES sobre a melhor forma de privatização da estatal. Segundo fontes, as propostas podem envolver a privatização de toda a instituição, de apenas uma parte ou incluir, ainda, o lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Segundo uma fonte no BNDES, são esperadas várias alternativas. As empresas terão um prazo para enviar as propostas. A estatal é responsável pela administração dos 67 aeroportos mais movimentados do país. O anúncio acontece hoje em Brasília.

Governo quer repassar estatal à iniciativa privada

A escolha da empresa que fará essa tarefa está prevista no termo de compromisso assinado em agosto de 2008 entre o BNDES e o Ministério da Defesa, cujo objetivo é fazer uma auditoria na empresa e definir que rumo o governo dará à estatal.

Segundo uma fonte no governo, entre as alternativas está a abertura de capital e venda de 49% das ações da companhia. Outra opção é o governo manter a situação atual, e, em seguida, iniciar uma transição para a privatização dos aeroportos, a exemplo do que ocorreu com a Telebras. Segundo interlocutores, o Executivo continua firme na decisão de repassar os aeroportos à iniciativa privada.

A Infraero tem hoje o 52º maior fundo de pensão do país, a Infraprev, segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. O fundo, com 9.831 associados em novembro, tem patrimônio de R$1,155 bilhão.