Título: Anatel descarta nova regulamentação sobre TV digital até meados de 2008
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 10/08/2007, Economia, p. 28

Campanha publicitária de TVs abertas sobre sistema começa mês que vem.

SÃO PAULO. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não pretende editar nova regulamentação sobre a TV digital até meados de 2008. Segundo o superintendente de Comunicação de Massa da agência, Ara Minassian, com o início da transmissão digital marcado para 2 de dezembro, a Anatel pretende dar um tempo para o mercado encontrar seu ponto de equilíbrio.

- Não vamos inventar regras que podem engessar o mercado. Lá na frente, se precisar, vamos regulamentar. É necessário, primeiro, criar massa crítica para avaliar o início da adoção do sistema digital - disse Minassian, em seminário da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

O diretor de Engenharia da Rede Globo, Fernando Bittencourt, afirmou que as grandes redes de TV aberta vão colocar no ar, em setembro, uma campanha publicitária para informar e esclarecer os consumidores sobre o sistema digital. Capitaneadas pela Rede Globo e com patrocínio das fabricantes de televisores e equipamentos, as peças ficarão no ar até dezembro. Em tom educativo, vão explicar a mudança de sinal analógico para digital, e mostrar que será preciso um equipamento para isso.

Para Bittencourt, ao contrário do que ocorreu nos EUA, as emissoras de TV por assinatura devem sofrer impacto maior com a chegada da digitalização, pois perderiam o atrativo da qualidade de imagem. Com o sinal, diz, os canais abertos terão uma qualidade superior ao de cabo ou satélite. O diretor de engenharia da TVA, Virgílio Amaral, discordou. Segundo ele, os canais pagos não seriam concorrentes das emissoras abertas, mas complementares.