Título: Apagão aéreo: Viana leva relatório parcial ao Planalto pedindo R$10 bi
Autor: Vasconcelos, Adriana e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 19/07/2007, O País, p. 12

Presidente e relator de CPI acompanham desdobramentos do desastre.

BRASÍLIA. O presidente da CPI do Apagão Aéreo no Senado,Tião Viana (PT-AC), assim como o relator, senador Demóstenes Torres (DEM-SP), passaram o dia ontem mobilizados para acompanhar os desdobramentos do acidente com o avião da TAM. Viana tentou garantir uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entregar-lhe o relatório parcial da CPI do Senado que sugere, entre outras coisas, investimentos de cerca de R$10 bilhões para contornar, até 2010, um dos principais problemas dos aeroportos: a saturação da capacidade de atendimento de passageiros.

- É fundamental acelerar investimentos. A capacidade de investimento do governo federal hoje é de apenas R$3 bilhões, o que equivale ao recolhimento de taxas da Infraero, por isso é preciso atrair a iniciativa privada através das Parcerias Público Privadas, que já geraram experiências positivas em Cabo Frio (RJ) e Porto Seguro (BA) - disse Viana ao voltar do Planalto, onde só falou com o chefe de Gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.

Para Viana, o governo também deve encampar o projeto de construção do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, orçado em R$8 bilhões:

- A viagem de trem duraria uma hora e serviria de opção para os passageiros que lotam hoje os vôos da ponte aérea.

De 28 aeroportos, quatro estão saturados desde 2005

Dos 28 aeroportos brasileiros, pelo menos quatro já estavam com a capacidade de atendimento de passageiros saturada desde 2005: Congonhas, Brasília, Porto Seguro e Vitória (ES). O problema foi mostrado no último relatório preliminar aprovado pela CPI do Senado.

Segundo dados da Infraero reproduzidos no relatório, o número de passageiros atendidos nos aeroportos do país por ano era de 71 milhões, em 2003, e subiu para 102 milhões em 2006. Em 2005, a capacidade de atendimento de Congonhas era de 12 milhões de passageiros, mas o aeroporto já registrava movimento anual de 17 milhões em 2005, sendo que no ano seguinte ultrapassou os 18 milhões.

Tião e Demóstenes anunciaram a disposição da CPI de acompanhar as investigações das causas do novo acidente. Eles conversaram com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e decidiram designar o delegado Renato Sayão, da Polícia Federal, que presidiu o inquérito do acidente da Gol no ano passado, para representar a CPI na apuração.

A CPI da Câmara, que também investiga o caos aéreo, só na semana passada apresentou o primeiro relatório parcial, que tratou apenas das causas do acidente da Gol, em setembro passado. O relator Marco Maia (PT-RS) responsabiliza os pilotos americanos do Legacy, que se chocou com o avião da Gol, e controladores brasileiros. Agora, a CPI da Câmara vai começar a analisar a situação da infra-estrutura aeroportuária brasileira mas, diferentemente da CPI do Senado, não vai investigar irregularidades envolvendo a Infraero. A CPI entregou ao governo uma lista com 23 medidas.