Título: Jaques Wagner mantém seu secretário no cargo
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 30/05/2007, O País, p. 8

Bezerra diz que rasga carteira de delegado se houver prova de seu envolvimento em crimes

SALVADOR. O governador Jaques Wagner (PT) decidiu manter no cargo o secretário de Segurança da Bahia, Paulo Bezerra, apesar de o STJ ter determinado o afastamento dele do cargo de delegado federal. Bezerra se disse "firme e forte" no secretariado de Wagner. Afirmou que, se a medida da ministra Eliana Calmon, do STJ, foi uma sugestão para que ele deixasse o governo baiano, não a aceita. Bezerra disse que rasga seu diploma de bacharel de direito e a carteira de delegado da PF se for encontrada qualquer prova de seu envolvimento em atos ilícitos. Ele passou a ser investigado na Operação Octopus quando o Departamento de Contra-Inteligência da PF tentava descobrir o envolvimento de integrantes da instituição com empreiteiros que fraudam licitações.

Ontem, o juiz Durval Carneiro Neto, que iniciou a investigação na Bahia junto com o Ministério Público Federal, disse que Bezerra tinha sido um dos alvos da investigação pelo fato de ser amigo de um dos oito empresários investigados na Octopus, cujo nome não quis revelar.

Bezerra é amigo do lobista da construtora, o advogado Francisco Catelino, flagrado num dos grampos da Navalha acertando, em dezembro de 2005, o pagamento de R$7 mil da Gautama para a festa de posse do delegado Rubem Patury na superintendência da PF de Sergipe.

Da Agência A Tarde