Título: TUCANO TENTA CONVOCAR GILBERTO CARVALHO E DIRCEU
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 24/10/2006, O País, p. 11

Requerimento é apresentado na CPI dos Sanguessugas mas não deve ter sessão esta semana

BRASÍLIA. O sub-relator da CPI dos Sanguessugas, Carlos Sampaio (PSDB-SP), apresentou ontem requerimentos para convocar o ex-ministro José Dirceu; o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho; e o assessor especial do presidente Lula Rogério Aurélio Pimentel para prestar depoimento. Os tucanos querem ouvir Gilberto Carvalho porque a Polícia Federal encontrou ligações do telefone dele no Palácio do Planalto para Jorge Lorenzetti, ex-chefe do serviço de inteligência do PT.

Lorenzetti foi apontado, pela PF, como o chefe da operação de compra do dossiê contra tucanos por R$1,7 milhão. Dirceu também conversou com Lorenzetti por telefone no período investigado pela PF.

¿ Desde que convocado legalmente, o ministro não se furtará a prestar esclarecimentos ¿ disse José Luiz Lima, advogado de Dirceu.

Tanto o ex-ministro quanto o chefe de gabinete do presidente negam envolvimento no caso. Carvalho ligou para Lorenzetti no dia em que o policial aposentado Gedimar Passos e o empresário Valdebran Padilha foram presos com o R$1,7 milhão. O envolvimento de Lorenzetti no caso, porém, só foi descoberto dias depois. A oposição estranha a ligação do chefe de Gabinete de Lula para Lorenzetti por este motivo e também argumentando que o normal seria ele ligar para o presidente do PT, na época Ricardo Berzoini, que depois também caiu. Carvalho diz que ligou para ter informações sobre a prisão de Gedimar e Valdebran.

Carvalho disse ter recebido uma ligação de um funcionário do comitê pela reeleição do presidente Lula para informá-lo das prisões e dizendo que Lorenzetti poderia dar mais detalhes. Valdebran e Gedimar foram detidos no hotel Ibis com o dinheiro.

Um dos assessores próximos do presidente Lula ao longo de suas cinco campanhas à Presidência, Aurélio Pimentel é amigo de Freud Godoy, ex-assessor investigado pela PF por suspeita de estar envolvido na tentativa de compra do dossiê.

Segundo Sampaio, Aurélio pode ter participado da suposta operação para abafar as investigações e retirar o nome de Freud do inquérito. ¿Amigo íntimo de Freud Godoy há mais de 20 anos, e colega de função na Presidência, se afigura provável que tivesse conhecimento das negociações sobre o dossiê¿, justificou Sampaio no requerimento em que pede a convocação do assessor do presidente. O tucano apresentou também um requerimento para convidar o delegado federal Diógenes Curado Filho, responsável pelas investigações, para participar de uma reunião da CPI.

O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), reagiu à proposta da oposição de realizar uma sessão da CPI dos Sanguessugas nesta semana que antecede as eleições.

¿ Uma sessão pública da CPI a seis dias da eleição é a busca de um palco midiático, e ninguém é ingênuo por aqui. Seria escancarar o uso político da CPI. A sessão nesta semana é o uso eleitoral e político de uma eventual maioria ¿ criticou Fontana.

Segundo o líder, isso prejudicaria o trabalho que deve continuar depois das eleições. Fontana disse que o próprio PT vai trabalhar para aprovar a convocação do empresário Abel Pereira, acusado pela família Vedoin, ligado a tucanos e acusado de receber propina dos Vedoin. Mas que só fará isso na próxima semana.

¿ Prevejo um ambiente melhor depois das eleições. As investigações da CPI terão maior equilíbrio.