Título: PT GAÚCHO MUDA COMANDO
Autor: Iliamar Franco
Fonte: O Globo, 06/10/2006, O País, p. 15

PORTO ALEGRE. Descontente com o desempenho do partido no estado, no primeiro turno das eleições, o PT gaúcho destituiu ontem o prefeito licenciado de Santa Maria Valdeci Oliveira do comando da campanha e nomeou uma comissão, com o objetivo de impulsionar a candidatura do presidente Lula. A comissão é formada por cinco integrantes dos três partidos que apóiam Lula (PT, PSB e PCdoB) e liderada pelo ex-ministro Miguel Rossetto.

Segundo fontes do PT, houve descontentamento com o comando de Valdeci, o único coordenador no primeiro turno. Ele permanece na comissão. Além do comitê de campanha apresentado ontem, os 40 prefeitos do PT gaúcho deverão se licenciar para atuar na campanha de Lula. No primeiro turno, Lula teve 2.052.656 (33,07%) de votos válidos, um resultado muito aquém do desempenho do tucano Geraldo Alckmin, que obteve 3.460.730 (55,76%) dos votos.

Ontem, a candidata do PSDB ao governo gaúcho, Yeda Crusius, recebeu o apoio do PTB. Yeda também deverá ganhar a adesão do PDT. No PMDB, as bancadas estadual e federal pressionam a direção do partido a apoiar Yeda.